"Para darmos o próximo passo na prevenção e reabilitação, é essencial estarmos todos alinhados. Este empreendimento privado é um excelente exemplo da qualidade de serviço que podemos oferecer, mas também é necessário que o sistema de previdência social acompanhe essa evolução, cobrindo todo o processo, desde a prevenção até à reabilitação", afirmou o Ministro.
O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu esta manhã, 01 de fevereiro, a inauguração do Centro de Reabilitação Físico-Motora ATLAS, na ilha do Sal. Uma iniciativa privada, que segundo o Ministro representa um passo essencial para o fortalecimento do sistema de saúde na Ilha do Sal, sublinhando que a reabilitação físico-motora deve ser tratada com a mesma prioridade que outras áreas fundamentais na vida das pessoas.
Fernando Elísio Freire destacou a importância de um alinhamento entre investimentos públicos, privados e o sistema de previdência social para garantir um serviço de saúde mais robusto, reafirmando o compromisso do Governo em reforçar os cuidados de saúde preventivos e reabilitação físico-motora em Cabo Verde.
“Para darmos o próximo passo na prevenção e reabilitação, é essencial estarmos todos alinhados. Este empreendimento privado é um excelente exemplo da qualidade de serviço que podemos oferecer, mas também é necessário que o sistema de previdência social acompanhe essa evolução, cobrindo todo o processo, desde a prevenção até à reabilitação”, afirmou o Ministro.
Neste contexto, o Governante avançou que o Estado está a trabalhar no reforço da comparticipação para exames de despiste e tratamentos de reabilitação, no sentido de ter um alinhamento entre os investimentos públicos, privados e previdência social para que o sistema funcione melhor e com mais eficiência.
“O processo já está em curso, estando na fase da legislação. O principal objetivo é garantir que determinados exames preventivos e tratamentos de reabilitação sejam cobertos pelo sistema de previdência social, com novas comparticipações para diferentes tipos de tratamento”, salientou o Ministro.