Oito jovens líderes cabo-verdianos, selecionados para participar, em Washington, no quadro da Bolsa de Estudos Mandela Washington Fellowship 2016, para Jovens Líderes Africanos (YALI), vão participar de uma Cimeira com o Presidente Barack Obama, na Casa Branca, onde estarão outros líderes jovens africanos.
A Promoção YALI 2016, com a presença de 8 jovens cabo-verdianos, encontra-se em Washington, de 1 a 3 de Agosto, no fim das seis semanas de formação para tomar parte na Cimeira final e reunir-se com o Presidente Obama.
A Embaixada de Cabo Verde nos Estados Unidos da América, através do embaixador José Luís Rocha, participou na receção diplomática do evento e encontrou-se com os jovens talentosos cabo-verdianos e de outros países, vencedores da bolsa Mandela Washington Fellowship 2016.
Ontem, quarta-feira, os participantes de Cabo Verde ao YALI 2016, foram recebidos pela Embaixada de Cabo Verde nos EUA, acompanhados pelo responsável do Programa YALI-CV no Departamento do Estado, assim como pelo representante da BSU, uma das instituições que recebeu os formandos do YALI.
Recorde-se que YALI é um Programa de iniciativa do Presidente dos Estados Unidos de América, Barack Obama, lançado em 2010, para apoiar os jovens líderes africanos, estimulando-os a trabalhar em prol do crescimento e da prosperidade, no fortalecimento da governabilidade democrática e na melhoria da paz e da segurança em todo continente africano.
O Programa já levou vários jovens africanos à Casa Branca para um diálogo e intercâmbio sobre a liderança, empoderamento dos jovens e boa governação.