Notícias

X Sessão da Comissão de Parceria: Cabo Verde e Luxemburgo avaliam relações de cooperação

A X Sessão da Comissão de Parceria Praia Luxemburgo irá analisar todos os projectos em execução, no quadro do Programa Indicativo de Cooperação 2006-2010, orçado em 45 milhões de euros, assinado em Outubro de 2005, aquando da realização da VII Comissão de Parceria que teve lugar no Luxemburgo.

Os projectos enquadrados no referido PIC abarcam os sectores da educação, formação profissional, saúde, ajuda alimentar, água e saneamento. O apoio para a implementação de projectos nestas áreas específicas enquadra-se no objectivo maior de realização dos objectivos do milénio, contribuindo para a redução da pobreza e melhoria das condições de vida das populações mais desfavorecidas.

Além da cooperação tradicional, outras modalidades de cooperação vêm sendo utilizadas, como sejam a cooperação multilateral em parceria com a Organização das Nações Unidas, a cooperação descentralizada através do Fundo dos Micro-projectos, e uma importante cooperação a nível das Organizações Não Governamentais.

No final da reunião será assinado o Protocolo de Acordo relativo ao Projecto " Construção e Equipamento do Liceu de Ponta Verde – ilha Fogo", orçado em aproximadamente 4.600.000 euros.

Constam ainda do programa do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, José Brito, encontros com o Primeiro-Ministro Luxemburguês, Jean-Claude Juncker, com o Ministro do Trabalho, do Emprego e da Imigração, Nicolas Schmit e com o Presidente da Câmara dos Deputados, Laurent Mosar. Estão igualmente previstas sessões de trabalho com responsáveis da Câmara do Comércio e com o PDG do Grupo LUXAIR com a finalidade de promover uma cooperação estreita no domínio do turismo.

Prevê-se também a inauguração da Casa do Cidadão e um encontro com a comunidade cabo-verdiana radicada naquele país. S

alienta-se que os dois países decidiram pela criação de um Grupo de Trabalho Conjunto para questões de Imigração que serve de espaço de concertação e de diálogo, tendo em vista a plena integração dos cabo-verdianos na sociedade luxemburguesa.