Notícias

Workshop valorização do produto turístico: Lourenço Lopes destaca importância da gastronomia na promoção do turismo

“O turismo é, de facto, a alavanca da economia nacional, representando cerca de 25% do PIB. Em 2023, Cabo Verde recebeu cerca de 900 mil turistas e perspetiva-se que venha a atingir um milhão em 2024”, sublinhou Lourenço Lopes.

O Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Lourenço Lopes, procedeu, na sexta-feira, 09, ao encerramento do Workshop sobre promoção e valorização da gastronomia nacional e valorização do produto turístico cabo-verdiano, contribuindo para sua qualificação e diversificação, em representação do Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos.

Depois de desfrutar de uma variedade de pratos tradicionais cabo-verdiana apresentado no evento, Lourenço Lopes destacou durante a cerimónia de encerramento, a importância da Escola de Hotelaria e Turismo na formação de jovens de todas as ilhas, tendo realçado o impacto positivo dessa formação na qualidade do serviço oferecido aos turistas e locais, além da geração de empregos qualificados.

“O turismo é, de facto, a alavanca da economia nacional, representando cerca de 25% do PIB. Em 2023, Cabo Verde recebeu cerca de 900 mil turistas e perspetiva-se que venha a atingir um milhão em 2024”, sublinhou Lourenço Lopes.

Para o Secretário Adjunto do Primeiro-ministro, a identidade cultural, incluindo a gastronomia, desempenha um papel crucial nesse setor e este Workshop vai introduzir na cadeia de valor do turismo os produtos locais, valorizar e potencializar os profissionais da cozinha que ocupam o prestigioso cargo de Chefes.

O Governo, considerou Lourenço Lopes, tem dedicado esforços significativos na diversificação da oferta turística e a gastronomia assume um papel crucial como um dos elementos para enriquecer a variedade desejada, numa abordagem que visa conferir ao país maior competitividade, atraindo um segmento de mercado composto por turistas de maior poder aquisitivo.

A iniciativa, realizada durante três dias na Escola de Hotelaria e Turismo, na Praia, e presidido por Aldina Delgado, contou com a participação da Administradora do Instituto do Turismo, Ester Cardoso, representantes do Corpo Diplomático, além Chef´s de cozinha dos restaurantes da cidade da Praia e de dezenas de alunos.

Desde sua criação, há 12 anos, com o apoio da cooperação luxemburguesa, a EHTCV já formou cerca de nove mil jovens, de Santo Antão a Brava, albergando também na sua residência cerca de 25 jovens da Guiné Bissau, num universo atual de 400 alunos, em várias áreas.