Um workshop sobre a Gestão de Orla Marítima realizado no Paços do Concelho da ilha do Sal, juntou os principais actores e stakeholders do sector para, numa reflexão conjunta, socializar e procurar as melhores opções para o desenvolvimento turístico da ilha do Sal, para além de pensar soluções sustentáveis com o de intuito impulsionar acções com vista a uma melhor gestão da orla marítima.
Para José da Silva Gonçalves, Ministro do Turismo e Economia Marítima, segundo consta, há uma década que foram apresentadas algumas soluções para uma melhor gestão da orla marítima, “mas infelizmente, durante todo esse tempo, não foram tomadas medidas concretas”. Por isso, acrescenta, “esperamos que, hoje e com este workshop, possamos conhecer as soluções viáveis para a melhor gestão da orla marítima”.
Em declarações à imprensa à margem do evento, o Ministro José Gonçalves avançou, que conforme o programa do Governo, pretende-se que seja criada uma sociedade de desenvolvimento turístico na ilha do Sal. Neste particular, informou que neste momento encontra-se numa fase de elaboração de um estudo de viabilidade para o efeito, e propõe, inclusive, outras valências, com especial atenção à vertente sociológica, para além do especto físico e novas Zonas de Desenvolvimento Turístico e Integrado (ZDTI).
De acordo com o Ministro, é necessário e importante chegar-se a uma solução conjunta tendo em vista a realização de uma boa gestão da orla marítima e entende que com uma entidade mais abrangente dever-se-á cuidar das praias na sua totalidade, de modo a complementar aquilo que tem sido as concessões específicas.
Workshop sobre gestão da orla marítima do Sal recomenda criação de uma Unidade de Gestão das Praias
Após as discussões e debates à volta dos vários temas apresentados, os participantes do Workshop sobre a gestão da Orla Marítima do Sal, congratularam-se com as experiências partilhada pelos apresentadores, entre as quais a gestão das ZDTI´s e a proposta de criação de uma Unidade de Gestão das Praias na ilha do Sal.
O encontro promovido pelo Ministério da Economia Marítima em parceria com a Câmara Municipal do Sal, recomenda ao Governo e às entidades competentes, que seja promovida a elaboração dos instrumentos de gestão do território que assegurem um ordenamento e planeamento harmonioso e coeso do espaço e salvaguardar os ecossistemas.
Os participantes reiteraram por isso que é necessário ser rigorosos na seleção dos gabinetes competentes na elaboração desses planos e na necessidade se estabelecer prazos concretos para realização dos instrumentos de gestão do território (IGT) e implementação da entidade concessionária gestora das praias.
O Workshop abordou também a necessidade de uma articulação contínua e programada de todas as instituições e empresas privadas com competências e/ou atribuições na área e de levar sempre em conta a participação e opinião do sector privado em toda fase do processo de tomada de decisão. Desde a decisão de elaboração dos IGT à sua aprovação e implementação/Execução.