O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, presidiu o acto de assinatura do contracto com duas associações de São Domingos para a reabilitação de mais 18 casas de famílias carenciadas no âmbito da programação de actividades da Operação esperança para este ano de 2015. O acto ocorreu na escola do ensino básico Vicência Tavares, mãe do saudoso Fulgêncio Tavares, de nome artístico «Anú Nobu», na zona de «Gato Seco» em São Domingos.
Perante o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, a Fundação Cabo-verdiana de Solidariedade assinou com duas associações locais os contractos para a realização das reabilitações de 18 casas, beneficiando respectivamente 18 famílias com habitações mais condignas.
A Operação Esperança, como se sabe é uma iniciativa do Gabinete do Primeiro-Ministro… “para apoiar famílias extremamente pobres e estamos a fazer um esforço, através do Orçamento do Estado para reabilitar casas degradadas de pessoas muito carenciadas”, sublinha o Chefe do Governo, sobretudo no meio rural.
Como o próprio José Maria Neves avança, o Operação Esperança já beneficiou aproximadamente 30 mil pessoas, mais de sete mil famílias, através deste programa que iniciou em 2003.
A requalificação das casas é também uma forte componente do programa Casa para Todos com a vertente «reabilitar», sendo que a ideia é reabilitar até 30 mil casas até o final deste mandato, como também já o afirmou o Ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga. Desde 2001 a esta parte pelo menos metade desse objectivo já foi concretizado.
“O deficit habitacional é muito grande, então temos que gradualmente ir resolvendo estas questões que têm um impacto social muito grande”, frisa José Maria Neves.
Confira a reportagem do PMTV: https://youtu.be/zIjIARHVTz0