A visita de trabalho que o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, efetuou a Angola e o lançamento do livro «Cabo Verde: Gestão das impossibilidades», estão a suscitar grande interesse da comunicação social angolana, que desde o primeiro momento da sua chegada esta manhã de sexta-feira, por volta das 08H56 (hora local) tem estado a acompanhar a par e passo a intensa agenda dessas primeiras horas.
Já no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, a TV Zimbo esteve a entrevistar José Maria Neves sobre os objectivos desta visita que tem como principal motivo a participação nas festividades do 40º Aniversário da Independência de Angola e que culminam no acto central do dia 11 de Novembro, para além de contactos com a Comunidade cabo-verdiana e, claro está, o reforço das relações bilaterais.
Neves tem programado vários encontros com autoridades nacionais e regionais, para além de reuniões/convívios com os cabo-verdianos em Luanda, Cabinda e Benguela e durante esses dias estará também a promover o seu segundo livro «Cabo Verde: Gestão das impossibilidades.
Também na Assembleia Nacional a comunicação social marcou presença forte e durante a tarde José Maria Neves concedeu entrevistas a três órgãos de imprensa, os Jornais «Sol» e «Novo Jornal», para além de uma entrevista via telefónica à «Rádio Voz de América».
Já amanhã o Primeiro-Ministro, para além de cumprir o segundo dia da sua agenda de trabalho, estará a ser entrevistado pela TV Zimbo, em princípio em directo no telejornal das 20H00, dependerá de quando terminar o primeiro encontro com a Comunidade em Luanda, programado para as 18H00.
Mas, antes, à tarde, uma entrevista ao jornal económico «O Mercado», a confirmar o enorme prestígio que Cabo Verde, o seu Governo e o Chefe do Executivo gozam em terras angolanas.
Das entrevistas já marcadas destaca-se também uma entrevista, no domingo, à TPA (televisão Pública de Angola).
No que diz respeito à agenda de amanhã, sexta-feira, Neves irá prestar mais uma homenagem a Agostinho Neto, grande líder da luta de libertação de Angola e figura que também deixou marcas em Cabo Verde enquanto médico e mobilizador das consciências contra o jugo colonial, sobretudo em Santo Antão e Santiago onde viveu e exerceu.
É já amanhã, também o lançamento do livro já citado, a partir das 09H30, horas locais, e às 17H30 Neves preside a inauguração do Espaço Cabo Verde, na Mediateca de Luanda e logo a seguir, às 18H30, o tal encontro com a Comunidade de Luanda.