"Vai ser uma visita para encontrarmos formas de elevarmos a cooperação a novos patamares", afirma Neves que avança algumas áreas para se explorar. No que concerne à nossa comunidade em São Tomé e Príncipe, o Chefe do Executivo lembra que há já uma iniciativa, inclusive foi criada uma comissão mista para um programa tripartido Cabo Verde/São Tomé/Portugal para apoiar as comunidades em São Tomé e Príncipe "a partir de três vectores", sublinha.
São eles o apoio para o desenvolvimento de microempresas na área da agricultura, introduzindo novas tecnologias de produção e o desenvolvimento do sector; o complemento de pensão para apoiar as famílias cabo-verdianas em São Tomé que vieram para aqui contratadas e por último a formação profissional e ensino superior para a deslocação de jovens são-tomenses a Cabo Verde para completarem os estudos, como aliás já acontece com o Governo de Cabo Verde que atribui um complemento de cerca de 20 euros às famílias de pensionistas aqui nesse pequeno arquipélago na linha do Equador.
O Ministro do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos, José Maria Veiga já iniciou contactos com o seu homólogo são-tomense para a assinatura de novos acordos e projectos, sobretudo a nível fitossanitário e zoossanitário (ver texto: Cabo Verde e São Tomé perspectivam novo quadro de relações), que permitam exportações de produtos agrícolas e pecuárias para Cabo Verde.
Deverá ser estabelecido entre os dois governos ainda um programa de combate à pobreza que possa garantir uma melhor inserção "de cabo-verdianos e são-tomenses na vida activa e poderem assim ter acesso a rendimento e resolver os seus problemas", conclui. A chegada do Chefe do Executivo a São Tomé deverá acontecer na madrugada de sexta-feira. Para além dos encontros e programas a nível dos dois governos, Neves estará de visita às comunidades cabo-verdianas de São Tomé e de Príncipe, estando o seu regresso a Cabo Verde previsto para o dia 6 de Abril.