Notícias

Visita do Primeiro Ministro à ilha Brava: Governo avança com estrada alternativa a Fajã dÁgua

“Mais de 24 mil contos já foram investidos na recuperação dessa estrada e na contenção de desabamentos, mas estamos a investir numa solução estruturante que passa pela construção de uma via alternativa que irá ligar Fajã d´Água a Palhal, criando maiores condições de segurança para a circulação das viaturas e valorização deste litoral que, segundo dizem, tem uma boa praia (Portete)”, anunciou.

O Primeiro Ministro iniciou esta quinta-feira, 6 de junho, uma visita de três dias à Brava, onde amanhã será socializada com a população e forças vivas da ilha, a Proposta de Lei do Regime Jurídico para a correcção das assimetrias e promoção do desenvolvimento regional das ilhas com mercado diminuto.

Logo à chegada, Ulisses Correia e Silva e delegação que o acompanha, visitaram, ainda na localidade de Furna, as obras da Estação de Água para o abastecimento público com a construção de uma dessalinizadora, alimentada 100% por energias renováveis, com capacidade para produzir 600 metros cúbicos por dia, e onde foi construída uma estrada de acesso.

“Constatámos que a obra está em curso, a decorrer em bom ritmo, e até ao final deste ano espero que haja condições para ser inaugurada, com a chegada para breve dos equipamentos”, disse o Chefe do Governo à imprensa, esperançado que com a conclusão deste projecto, o Governo possa dar resposta a um dos problemas estruturantes da ilha e que já dura há vários anos: o fornecimento da água em quantidade e qualidade suficiente.

No período da tarde, Ulisses Correia e Silva deslocou-se a Fajã d’Água para se inteirar das obras da estrada a essa localidade, depois da derrocada do ano passado que deixou a população isolada, onde pôde verificar a normalização da situação com a intervenção da Estrada de Cabo Verde.

“Mais de 24 mil contos já foram investidos na recuperação dessa estrada e na contenção de desabamentos, mas estamos a investir numa solução estruturante que passa pela construção de uma via alternativa que irá ligar Fajã d´Água a Palhal, criando maiores condições de segurança para a circulação das viaturas e valorização deste litoral que, segundo dizem, tem uma boa praia (Portete)”, anunciou hoje o Primeiro Ministro. Trata-se de um investimento numa estrada de 4,5 km, 258 mil contos, cujo concurso já foi lançado, a obra adjudicada e que se prevê a sua conclusão para daqui a um ano.

Acompanham o Chefe do Governo nesta visita à ilha Brava, a Ministra de Estado, Janine Lélis e o Secretário de Estado para a Economia Agrária, Miguel Moura.