Notícias

Visita do Ministro Carlos Santos ao Município de Santa Cruz de Santiago com o ponto alto, incluindo a assinatura de Contrato Programa de Requalificação da achada igreja

O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, e a importante delegação, visitaram na manhã desta quarta-feira, 16 de novembro, algumas localidades do município de Santa Cruz, no quadro do lançamento do Programa Aldeias Turísticas Rurais, na ilha de Santiago, no âmbito do programa operacional do turismo.

O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, e a importante delegação, visitaram na manhã desta quarta-feira, 16 de novembro, algumas localidades do município de Santa Cruz, no quadro do lançamento do Programa Aldeias Turísticas Rurais, na ilha de Santiago, no âmbito do programa operacional do turismo.

Com esta visita, o governante quis ver no terreno o desenvolvimento dos projetos resultantes de parcerias entre o Ministério do Turismo e Transportes e o município de Santa Cruz, no âmbito de programa do plano do ordenamento turístico, reafirmando o mesmo como um guião para os próximos 5 anos. Conforme Carlos Santos, o programa do ordenamento turístico está orçado em 200 milhões de Euros, dos quais estão já mobilizados 80 milhões, sendo 50 milhões provenientes do Fundo do Turismo e os 30 milhões do Banco Mundial.

A visita iniciou-se na Baía de praia-baixo, com o acolhimento do Ministro pelo Presidente de Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, seguidamente, a delegação rumou ao município de Santa Cruz para visitar à propriedade agrícola do POT/ZDTI  do Monte Negro,  às aldeias turísticas do Porto Madeira e de Achada Igreja e o espaço de lazer do Serviço da Polícia Nacional e o Projeto Turístico (Anastácia Tourist) na Ponta Pinha.

À tarde, o Governante continuou as visitas ao empreendimento turístico de Vassoura, seguido de uma visita ao centro cultural de “Sema Lopi” e por fim ao Falucho. Nesta deslocação ao município de Santa Cruz, também conhecida pelo município de maior produção de bananas de Cabo Verde, o Ministro manifestou a sua satisfação, no que toca as grandes potencialidades do município no que toca a perspetiva de desenvolvimento de atividade turística.

No mesmo contexto, foi assinado um contrato programa de requalificação da Achada Igreja no Paços do Concelho, entre o Fundo Social de Sustentabilidade do Turismo e Câmara Municipal de Santa Cruz, e o Protocolo de Colaboração entre o Gabinete de Gestão de Zona Turísticas Especiais que, segundo Carlos Santos, servirão para a requalificação da localidade de Achada Igreja, sendo um investimento orçado em 30 mil contos. No momento, a assinatura de contrato ficou orçado em 14 mil contos, sendo que parte do referido investimento será mobilizada pela Câmara Municipal de Santa Cruz. Já para o Porto Madeira, avançou o Ministro, o investimento orçado é de 45 mil contos, para a requalificação da zona, incluindo um campo desportivo, um centro multiuso, um infantário, entre outras infraestruturas, para a melhoria de qualidade de vida desta população.

De realçar, que nesta visita o Ministro do Turismo e Transporte, Carlos Santos, teve como acompanhantes o Gestor da Fundo Social de Sustentabilidade do Turismo, Administradora da Instituto do Turismo de Cabo Verde, Consultor do Ministério do Transportes e Turismo, Coordenadora da Gabinete de Gestão de Zonas Turísticas Especiais, Presidente do Fundo do Ambiente, Coordenadora da Unidade de Gestão do Programa de Valorização Turística Ambiental das Aldeias Rurais. o INGT e o Presidente da Associação dos Municípios de Santiago.