O Primeiro-Ministro, José Maria Neves está de partida, este Domingo, para Bruxelas onde irá participar das Jornadas sobre o Desenvolvimento e Cabo Verde entre 26 e 27 de Novembro, a convite do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, para socializar a sua experiência de sucesso de desenvolvimento, sobretudo no que diz respeito ao aproveitamento das ajudas orçamentais e outras. Trata-se de mais um capítulo importante nas excelentes relações entre os dois países.
Trata-se de um fórum envolvendo vários países europeus e não só, incluindo três africanos, Cabo Verde, Níger e Libéria e o nosso país foi convidado para apresentar a sua experiência de sucesso em termos de desenvolvimento e aproveitamento das ajudas dos parceiros, nomeadamente a União Europeia.
Um convite que deve deixar orgulhoso a todas as cabo-verdianas e cabo-verdianos, pois é mais um reconhecimento da nossa trajectória enquanto país independente e reconhecimento da boa governação.
Na passada quinta-feira, ao final do dia, José Maria Neves recebeu o Embaixador da União Europeia, José Pinto Teixeira, no quadro da preparação desta visita tendo os dois discutido vários assuntos de interesse dessa cooperação e que deverão ser abordadas entre o Primeiro-Ministro e o Presidente da Comissão da União Europeia, Durão Barroso.
Entre essas estão questões ligadas ao reforço da Parceria Especial, mas também o acordo de parceria económica e a possibilidade de mais investimentos privados europeus em Cabo Verde. Neste quadro o arquipélago e o bloco económico europeu estudam a possibilidade da deslocação em 2014, a Cabo Verde, de Segundo José Maria Neves, de uma delegação de empresários europeus para analisarem as oportunidades e as possibilidades de investimentos privados em Cabo Verde.
Outros temas da parceria têm a ver com o acordo para a mobilidade, o reforço dos diferentes pilares da parceria especial, entre elas os acordos de convergências económicas e em termos de qualidade de serviços e produtos, etc., e também o reforço da parceria ao nível das energias renováveis, que como também comentou o embaixador da EU, há enorme interesse em Cabo Verde. Também estão abertas as negociações para um novo acordo de parceria
Este é mais um capítulo importante no desenvolvimento das relações de já “frutíferas” entre Cabo Verde e a EU que é um dos principais parceiros económicos do arquipélago.
“A cooperação com a UE tem sido excelente, por isso, estarei lá para continuarmos esse trabalho de reforço da cooperação, debruçando sobre as perspectivas de desenvolvimento futuro e falar sobre a agenda pós 2015 para Cabo Verde, na perspectiva em que iremos realizar plenamente os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e estruturar um novo programa do desenvolvimento que seria conduzir Cabo Verde no horizonte de 2030 para um desenvolvimento avançado”, frisa José Maria Neves.
Para além da participação neste Fórum «Jornadas sobre o Desenvolvimento», em que Cabo Verde será destaque especial, o Primeiro-Ministro tem ainda agendado um encontro oficial com o seu homólogo belga, Elio di Rupo.