Santa Catarina vai passar a contar, a partir do mês de Abril, com um importante reforço para o saneamento daquela cidade, uma necessidade que há muito se fazia sentir, diz o líder Maria Neves.
Este é mais um episódio na intensa e profícua relação entre os dois municípios e que devem servir de exemplo para outros municípios portugueses e cabo-verdianos, afirmou o Primeiro Ministro que não poupou elogios à edil vila-franquense, que tem apostado nesta relação.
Já Maria da Luz Rosinha sublinhou os laços de amizade entre Xira e Santa Catarina, relação que além de "afectiva" tem se mostrado efectiva com várias contribuições concretas daquela Câmara portuguesa para a melhoria da qualidade de vida dos santa-catarinenses.
Entre os exemplos, cita-se o apoio para a edificação da biblioteca municipal de Santa Catarina, formação de pessoal para trabalhar na biblioteca, a construção do jardim de infância de Pico Freire que hoje pertence ao Município de São Salvador do Mundo e vários outros projectos.
E, de acordo com a edilidade Vila-franquense, a vontade é continuar a aprofundar esses laços nas mais diversas áreas.
Recorda-se que a maioria das Câmaras cabo-verdianas têm como parceiras estratégicas edilidades portuguesas, à semelhança do Governo Central que tem Portugal como uma das principais parceiras. Neste momento, pelo menos 57 Câmaras portuguesas estão geminadas com congéneres cabo-verdianas.