No início da viagem, em Bruxelas, o Ministro cabo-verdiano manterá reuniões com governantes dos Estados membros da UE e com responsáveis da Comissão Europeia, sobre o dossier da parceria especial. Aproveitará, igualmente, a sua presença na capital europeia para manter outros contactos designadamente com a NATO.
Segundo uma nota de imprensa do MNECC, Victor Borges estará em visita oficial à China em resposta ao convite do Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, com o objectivo de posicionar as relações entre os dois países numa dimensão estratégica que ultrapasse a simples cooperação/ajuda.
A China transformou-se hoje num dos mais importantes parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, e são prova disso a execução de vários projectos com destaque nas áreas da saúde, infra-estruturas urbanas e rurais, formação e qualificação de quadros, concessão de equipamentos e ajudas pontuais, de emergência e alimentar. Esta cooperação é feita em modalidades como sejam donativos e empréstimos sem juros, com prazos de moratória e de amortização bastante favoráveis. Pretende-se também promover novas modalidades e fórmulas, para se desenvolver uma cooperação económica e empresarial mutuamente vantajosa, nomeadamente, através de criação de empresas mistas.
Victor Borges terá encontros com entidades governamentais chinesas em Beijing, salientando-se os encontros com o seu homólogo, Sr. Yang Jiechi e com o Vice Presidente da RPC, Sr. Zeng Qinghong. Esta visita estende-se ainda às províncias de Sanya e Shenzhen, onde o Ministro terá encontros com líderes locais.
Em Macau, o dirigente cabo-verdiano visitará o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Empresarial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, reunir-se-á com a Fundação Macau, com o Cônsul Honorário de Cabo Verde, Sr. David Chow e terá um encontro com o Chefe da Executiva da Região Administrativa Especial de Macau, Sr. Edmund Ho.
Em Lisboa, terá encontros com personalidades políticas.