O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva anunciou hoje, a boa nova em Santo Antão, de que em breve, o Governo vai levantar o embargo aos produtos agrícolas da ilha, em relação às ilhas do Sal e da Boa Vista.
Para o líder o Governo, Sal e Boa Vista representam um mercado emergente, consumidor de produtos agroalimentares e não representam risco de imediato relativamente à propagação e disseminação da praga dos mil pés.
Ulisses Correia e Silva afirmou que o Governo está a trabalhar, através do Ministério da Agricultura, com a cooperação chinesa, através de um Instituto de Investigação para encontrarmos uma solução estruturante para a praga dos mil pés. O processo sofreu algum atraso por causa da pandemia, mas aguarda-se a qualquer momento a vinda de chineses, com experiência no assunto, para nos ajudar a mitigar os efeitos desta praga.
Por último o PM assegurou que o Governo vai intensificar a prospecção de águas subterrâneas com os furos necessários, e continuar os investimentos em reservatórios, diques e criar as condições para podermos de fato mitigar os efeitos da falta de água e dar respostas estruturantes no setor da agricultura, com soluções sustentáveis.
A dessalinização, utilização de águas residuais e massificação da rega gota a gota, são outras grandes apostas, associadas às energias renováveis para termos custos mais baixos, considerou o chefe do Governo.