A Universidade de Cabo Verde põe à disposição dos jovens foguenses um novo CESP em Electrónica e Telecomunicações numa cerimónia que teve lugar no passado dia 07 de Dezembro, em São Filipe, ilha do Fogo, presidida pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação.
António Correia e Silva na sua alocução afirmou que o Governo vai criar um polo integrado de formação na ilha do Fogo, a exemplo do que se conhece como “Community College – tipo de instituição educacional que poderá aproveitar-se da actual estrutura do Centro de Emprego e Formação Profissional, havendo apoio e envolvimento efectivo de todos os parceiros.
Da mesma forma, ressaltou que a luta contra as assimetrias regionais só terá êxito se for ancorada no conhecimento que o ensino superior é capaz de gerar e que este já é uma realidade na ilha, o que é atestado pelos CESPs. “Queremos uma experiência de ensino superior exemplar no Fogo em forte articulação com as câmaras municipais e as empresas”, concluiu o governante.
Estiveram presentes na cerimónia, o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, o Reitor da Universidade de Cabo Verde, a Presidente do CD da Escola de Negócios e Governação, o Presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Presidente do Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo, representantes de diversas instituições públicas e privadas creditadas na ilha e estudantes da Escola Secundária Dr. Teixeira de Souza.