Celebra-se hoje, 25 de Maio, o Dia da África, neste ambito e a pedido da Plataforma das Comunidades Africanas – PCA residentes em Cabo Verde, que a Unidade de Coordenação da Imigração – UCI pretende apoiar na organização das actividades para celebrar este importante dia. O evento vai ter lugar amanhã, 26 de Maio de 2012, no parque 5 d Julho, apartir das 16:30, com actividades desportivas , culturais e recreativas, feitas por crianças e para crianças , sobre o Lema: Pelo Respeito e tolerância, Celebramos Juntos a diversidade Cultural Africana.
Com esta actividade pretende-se informar, educar e sensibilizar a sociedade cabo-verdiana, e a comunidade de imigrantes africanos residentes em Cabo Verde sobre a pluralidade e multiplicidade de culturas e vivência do continente africano, para com isto, desmistificar alguns estereotipos ainda existentes sobre o Continente Africano, e promover a tolerância e o respeito pela diferença, característica de contextos migratórios como é o caso de Cabo Verde.
A actividade debruçar-se-á essencialmente em mensagens de cariz pedagógico e educativo, através de escolas e dos trabalhos feitos por crianças como desenhos ou redaçção, poesia, trabalhos de pesquisa para exposição, artesanato, desfiles de trajes e danças tradicionais Africanas, teatro etc, para, de uma forma bem divertida e alegre, incentivar na desmitisficação de, e os africanos.
Este evento constitui também uma oportunidade para a UCI, o Ministério da Educação e a PCA de promover e incentivar a tolerância, respeito pela diversidade cultural, visando, assim, o bom acolhimento das comunidades imigradas, pois os mesmos constituem, segundo dados do Censo 2010, cerca de 70% dos estrangeiros residentes em Cabo-Verde.
Lembra-se que em 25 de Maio de 1963, alguns lideres africanos reuniram-se em Adis Abeba (Etiópia) contra a subordinação que o continente africano sofria há séculos e criaram a Organização da Unidade Africana (OUA) que hoje é conhecida como União Africana (UA). A Organização das Nações Unidas (ONU), consciente da importância desse encontro, instituiu em 1972 o dia 25 de Maio como Dia de África. A data ficou então a ser conhecida como simbolo da luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação e à superação de todas as formas de desigualdade social.