A União Europeia reiterou o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, ao anunciar a assinatura de três novos projetos em parceria com a sociedade civil. O montante global de 2.750.000 Euros será investido em iniciativas voltadas para o turismo sustentável em áreas protegidas.
Os projetos, selecionados no quadro do programa temático para Organizações da Sociedade Civil, irão receber financiamento direto com o objetivo de fortalecer a atuação das organizações civis. Este investimento reconhece o papel fundamental das associações comunitárias na promoção de um turismo sustentável, inclusivo e gerador de empregos locais.
As três ilhas contempladas são Santo Antão, São Nicolau e Fogo, com a implementação que irá ficar a cargo das organizações locais, destacando-se a Associação Amigos da Natureza em Santo Antão, a Associação de Desenvolvimento do Património de Mértola em Santo Antão e São Nicolau e a COSPE na ilha do Fogo. Estas organizações trabalharão em estreita colaboração com as autoridades municipais e nacionais.
A seleção dos projetos decorreu em resposta ao convite à apresentação das propostas lançadas em novembro de 2022, com a União Europeia a manifestar confiança de que essas iniciativas irão contribuir significativamente para o fortalecimento do turismo sustentável em Cabo Verde, com destaque para o papel crucial da sociedade civil neste processo.
O Ministro da Agricultura e Ambiente afirmou que o Governo, alinhado com objetivos partilhados, contribuirá ativamente, através das estruturas do próprio Ministério. Este compromisso conjunto visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e fortalecer a parceria entre a União Europeia, o Governo de Cabo Verde e a sociedade civil.