Notícias

União Europeia apresenta pacote de apoio a Cabo Verde com investimento de 246 milhões de euros através do Global Gateway

A informação foi avançada no site da União Europeia que cita a Presidente von der Leyen ao anunciar este pacote de investimento: "A Estratégia Global Gateway da União Europeia visa criar um futuro melhor nos nossos países parceiros. A UE partilha a visão de Cabo Verde para um futuro mais verde, mais conectado e economicamente capacitado. Os investimentos hoje (dia 24) apresentados fortalecerá a nossa parceria e o nosso compromisso para um Cabo Verde sustentável e mais próspero", disse a Comissária Europeia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a União Europeia vai apoiar o Governo de Cabo Verde nas áreas das energias renováveis, transporte sustentável e conectividade digital, num montante que rondará os 246 milhões de euros, no âmbito do Global Gateway.

A informação foi avançada no site da União Europeia que cita a Presidente von der Leyen ao anunciar este pacote de investimento: “A Estratégia Global Gateway da União Europeia visa criar um futuro melhor nos nossos países parceiros. A UE partilha a visão de Cabo Verde para um futuro mais verde, mais conectado e economicamente capacitado. Os investimentos hoje (dia 24) apresentados fortalecerá a nossa parceria e o nosso compromisso para um Cabo Verde sustentável e mais próspero”, disse a Comissária Europeia.

De acordo com o site, o pacote apresentado inclui, e passamos a transcrever: “Desbloquear o poder da energia verde para Cabo Verde. A UE e o Banco Europeu de Investimento (BEI) reunirão recursos para fornecer uma subvenção combinada e um empréstimo-quadro para revolucionar o mercado energético de Cabo Verde. A primeira fase centrar-se-á no desenvolvimento de uma instalação de armazenamento reversível e de outros componentes essenciais para otimizar a utilização de energia. A UE apoiará com uma subvenção de 29 milhões de euros combinada com um empréstimo soberano do BEI de 120 milhões de euros para alcançar a sustentabilidade energética”.

E ainda que “o BEI apoiará Cabo Verde com um empréstimo empresarial de 22 milhões de euros para apoiar o projeto de expansão do parque eólico da Cabeólica, que adicionará 13 Mega Watts (MW) de energia limpa e renovável à rede do país. Esta expansão inclui a instalação de duas turbinas eólicas de 5 MW e um sistema de armazenamento de energia de 5 MW hora, reforçando ainda mais o compromisso de Cabo Verde com a energia verde (atingindo 50% de fontes de energia renováveis ​​até 2030). A Cabeólica é uma parceria público-privada apoiada pela Team Europe, pelo Governo de Cabo Verde e pelo sector privado local”.

Sobre a Modernização dos Portos de Cabo Verde, escrevem o seguinte: “com vista a modernizar as infraestruturas portuárias do país, a UE apoiará Cabo Verde com uma subvenção de 25 milhões de euros combinada com um empréstimo do BEI até 120 milhões de euros. Desde a Expansão do Porto Grande, em São Vicente, até ao Fornecimento de Energia Terrestre do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, em São Vicente, este empréstimo apoiará o transporte sustentável, o desenvolvimento de uma economia azul, o reforço da conectividade e o reforço do comércio para Cabo Verde”.

Por último, falam da implementação da Internet de alta velocidade para pessoas e empresas de Cabo Verde. “A fim de implementar ligações à Internet acessíveis e económicas em todo o país, a UE apoia a ambição de Cabo Verde de se tornar um centro digital na região. Durante a substituição será assegurada uma ligação à Europa e à costa ocidental de África através do cabo Equiano. Cabos submarinos de fibra óptica passiva mais antigos e modernização dos sistemas de informação, para melhorar a conectividade e a eficiência digitais. Isto será conseguido através de um empréstimo empresarial do BEI de 22 milhões de euros à Cabo Verde Telecom.

“Estes acordos representam avanços significativos em direcção a um futuro sustentável e próspero para Cabo Verde. À medida que a Estratégia Global Gateway continua a progredir, estas iniciativas abrem caminho para um Cabo Verde mais limpo e mais conectado. O Banco Europeu de Investimento e a UE orgulham-se de serem parceiros nesta jornada notável”, concluem.

Na sua página no Facebook, o Primeiro Ministro manifestou entusiasmo “com o reforço da parceria entre Team Europe e Cabo Verde”, com um investimento significativo de €246 milhões através do Global Gateway. “Esta colaboração na área das energias renováveis, transporte sustentável e conectividade digital, é um passo significativo para um futuro sustentável, conectado e economicamente forte”, sublinhou.

À margem da sua participação no Fórum Global Gateway em Bruxelas, Ulisses Correia e Silva reuniu-se esta quarta-feira com a Comissária para as Parcerias Internacionais da UE, a finlandesa Jutta Urpilainen.