Notícias

Um “Mundu Novu ti ta nase na horizonte”

 

O objectivo deste vasto programa, cuja vertente são as novas tecnologias, é justamente democratizar o acesso ás mesmas, nomeadamente aos computadores e à Internet e, para isso, o Executivo está a mobilizar recursos para a aquisição de 150 mil computadores para todos os alunos e professores de todos os níveis de ensino do EBI acima.

Já no arranque do programa esta semana, o Ministério da Educação irá iniciar o projecto "Cada aluno, cada professor um computador", com a distribuição de cerca de 12 mil computadores que serão distribuídos, nessa primeira fase a título experimental, a algumas escolas do EBI, para serem usados pelos alunos sob a responsabilidade dessas instituições de ensino.

mundu_novu_3A ideia é disponibilizar 150 mil computadores, como já se fez referencia, aos alunos e professores, gratuitamente para os alunos que não tenham condições, e a preços módicos para aqueles que tenham condições de pagar, para que se possa viabilizar o projecto.

De acordo com José Maria Neves, o Ministério da Educação já se está a reunir com instituições como a ICASE, para definir uma grelha de distribuição que irá definir aqueles que irão receber gratuitamente esses computadores e aqueles que terão que contribuir e com quanto, para logo em seguida dar inicio à distribuição desses 12 mil computadores nas escolas.

Contudo, o programa "Mundu Novu", como mostrou o gestor do Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), Jorge Lopes, é muito mais vasto, fazendo parte do processo a instituição de cerca de 130 Telecentros espalhados pelo País, com destaque para os meios rurais, para as crianças e jovens que não tenham condições de adquirir um computador.

As praças digitais que estão sendo inauguradas por todos os cantos do País e que garantem o acesso gratuito dos cabo-verdianos à Internet é mais um aspecto deste programa que contempla também a vertente da formação na área informática para professores e alunos, bem como a gestão das escolas e novas oportunidades empresariais a nível da venda e manutenção de equipamentos informáticos.

Várias actividades marcam o III Aniversário da VII Legislatura

Ainda a assinalar mais um aniversário desta governação, o Executivo realizou um sarau desportivo no Gimno-desportivo de Chã de Areia, com ginástica artística e torneios de futebol nos escalões infantis e seniores, além de um almoço convívio entre os participantes do certame e Membros do Governo.

actividades-gov

De destacar, também, a abertura na passada sexta-feira, de um a exposição de fotografias, no Hall do Palácio do Governo, que marcam alguns dos principais momentos do Governo de José Maria Neves, seguido de um participado encontro com dirigentes da Administração Pública, que ocorreu no salão de banquetes do Palácio da Várzea.

Durante o encontro, o PM teve a oportunidade de falar sobre as perspectivas do Governo sobre a Administração Pública e a importância desta no processo desenvolvimento de Cabo Verde, manifestando-se satisfeito com o percurso feito até agora e as melhorias no sector.

Todavia, Neves enfatiza a necessidade de se continuar a melhorar a qualidade dos serviços e de reduzir cada vez mais a burocracia, para que Cabo Verde seja cada vez mais competitivo na esfera global e consiga atrair cada vez mais investimentos.

Ainda dentro das comemorações do terceiro aniversário da sétima legislatura, o PM manteve vários encontros com instituições femininas ao longo do final de semana, assinalando também o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, sendo de destacar o acto central dessas comemorações que decorreu no Tarrafal, com um certame cultural com as presenças musicais de artistas como Princezito, Albertino Dias, António Martins e Vadú.