Notícias

Ulisses Correia e Silva visita dessanilizadoras de Achada Baleia (S. Domingos) e Achada Ponta (S. Cruz)

Em Achada Ponta, Santa Cruz, trata-se de um investimento ainda maior, com o dobro da capacidade da central de São Domingos. “Esta é a maior central deste conjunto de projetos e permitirá, em ambos os casos, disponibilizar água para a agricultura, reduzindo a dependência das chuvas”.

Com uma agenda totalmente dedicada ao sector agrícola, o Primeiro Ministro esteve esta manhã a acompanhar o estado da execução de duas obras muito importantes, na ilha de Santiago: a Central de Dessalinização de Água em Achada Baleia, São Domingos, e a dessalinizadora de Achada Ponta, Santa Cruz, onde constatou que na primeira central, a produção de energia solar já está concluída, com ligações estabelecidas para as áreas de produção agrícola.

Em Achada Ponta, Santa Cruz, trata-se de um investimento ainda maior, com o dobro da capacidade da central de São Domingos. “Esta é a maior central deste conjunto de projetos e permitirá, em ambos os casos, disponibilizar água para a agricultura, reduzindo a dependência das chuvas”, disse esta manhã Ulisses Coreia e Silva à imprensa.

“Quando há chuva, aumentamos a capacidade de irrigação, mas, na ausência dela, recorremos à água do mar, dessalinizando-a e fornecendo-a a preços mais acessíveis graças ao suporte das energias renováveis”, avançou. Para Ulisses Correia e Silva este é o grande desafio do Executivo: “alargar estes investimentos”.

Além de Santiago, estão em preparação projetos semelhantes no Maio, em Santo Antão, em São Vicente e na Boa Vista.

“Mais adiante, expandiremos para outros concelhos e ilhas onde seja necessário”, acrescentou, assegurando que “estes investimentos estruturantes criam uma agricultura menos dependente das chuvas e mais adaptada às mudanças climáticas, respondendo aos desafios que Cabo Verde enfrenta”.

Para esta sexta-feira, 15, a agenda será dedicada ao sector agro-pecuário, com o Primeiro Ministro, sempre acompanhado do Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e realizar uma série de visitas a produtores agrícolas, empresários agropecuários, bem como a instituições.

Ulisses Correia e Silva irá visitar a empresa Habquímica (produtos agrícolas, máquinas e acessórios de rega), a empresa Agrotrindade (produtos orgânicos), a Avicecília (produção e venda de ovos e ração), a Progene CV (produção de sémen e equipamentos de inseminação), a Cabo Sementes (sementes e fatores de produção), a Força de Vontade (produção hidropónica), e a Suinave (produção e venda de ração).