Notícias

Ulisses Correia e Silva leva mensagem de esperança e conjunto de realizações no Dia do Município do Sal

De acordo com o Chefe do Governo, o Pontão de Santa Maria e a área envolvente vão ser requalificados com qualidade; a estrada Espargos/Santa Maria vai ser expandida e iluminada; a construção de instalações terrestres e de gare marítima no porto da Palmeira vai avançar.

O Primeiro Ministro e Chefe do Governo presidiu, esta manhã, à Sessão Solene comemorativa de Dia de Município do Sal, tendo reforçado na ocasião o facto da ilha continuar a ser um destino turístico de referência mundial, depois do impacto da implementação das medidas sanitárias de combate a COVID-19 do Executivo, o que permitiu a retoma económica e uma nova dinâmica no turismo, tendo aproveitado a ocasião para anunciar um conjunto de realizações do Executivo que irão acontecer nos próximos tempos.

No seu discurso, Ulisses Correia e Silva frisou que “a Economia do Sal”, recorde-se, “foi das mais afetadas pela crise da pandemia da COVID-19”, impactando negativamente as atividades do turismo e aeroportuárias. “Mas”, apontou, “medidas de segurança sanitária e de combate à COVID; e medidas de proteção às empresas, emprego, rendimento e famílias, permitiram evitar o colapso do sistema de saúde, colapso económico e colapso social”, e permitiram a retoma do turismo. “Hotéis reabriram, trabalhadores voltaram, turistas têm aumentado, com impacto sobre várias outras atividades: restauração, agricultura, pescas, comércio, animação musical, atividade aeroportuária.

Apesar das crises, o Governo de Cabo Verde tem vindo a investir na ilha “e vai continuar a investir para desenvolver a economia do Sal, criar mais oportunidades de emprego, eliminar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta”, conforme garantiu o Primeiro Ministro esta manhã.

“A concessão dos aeroportos celebrada com a VINCI/ANA levará investimentos na gestão aeroportuária, maior fluxo de aeronaves e passageiros, maior rendimento comercial do aeroporto, maior promoção de Cabo Verde enquanto destino turístico e destino de investimento, com impacto positivo no crescimento da economia e no emprego”, frisou Ulisses Correia e Silva.

De acordo com o Chefe do Governo, o Pontão de Santa Maria e a área envolvente vão ser requalificados com qualidade; a estrada Espargos/Santa Maria vai ser expandida e iluminada; a construção de instalações terrestres e de gare marítima no porto da Palmeira vai avançar.

“A iniciativa turismo verde e sustentável com impacto na imagem e promoção da ilha do Sal como um destino amigo do ambiente será benéfico para todos”, disse, apontando ainda, “a gestão da orla marítima e das praias e a preservação dos recursos marinhos”.

Segundo o Primeiro Ministro, “a integração da cadeia de valor da pesca na cadeia de valor do turismo consta do POT e irá ser executada”, assim como a implementação do compromisso com a bandeira azul na praia de Santa Maria.

O Governo está igualmente a trabalhar para dotar o Sal de um centro de conferências em Parcerias Público Privadas (PPP) associada a uma forte estratégia de atração de eventos, para posicionar a ilha no turismo de conferencias regionais africanas e internacionais.

“O Centro de Saúde de Palmeira está em construção. O nível de prestação de serviços de saúde vai melhorar mais com a ampliação do Hospital Ramiro Figueira para acomodar os serviços de pediatria e urgência pediátrica, enfermaria de psiquiatria e laboratório”, acrescentou.

Ainda no seu discurso, Ulisses Correia e Silva sublinhou que a criação da Polícia Municipal, numa parceria Governo/Câmara Municipal, vai reforçar a autoridade municipal no cumprimento das posturas municipais, e que se encontra em fase de adjudicação a construção, o complexo educativo de Chã de Matias. “Um centro de emergência infantil irá ser criado para contribuir para retirada de crianças da rua, estando neste momento em curso as obras de reabilitação do edifício, na cidade dos Espargos.