“Este é um momento muito importante, porque a entrega desta Igreja é o último de um conjunto de ações e de intervenções que foram feitos a nível da reabilitação e restauro do património histórico, cultural e religioso que o Governo tem estado a realizar desde 2017”, começou por referir o Chefe do Governo durante a sua intervenção.
O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, fez, hoje, segunda-feira de manhã, à entrega das chaves da Igreja Nha Santa Catarina de Santiago, à Diocese de Santiago, depois da conclusão das obras de reabilitação e restauração realizadas no quadro do Eixo IV do Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos do PRRA e que custou ao Estado de Cabo Verde cerca de 33 mil contos.
“Este é um momento muito importante, porque a entrega desta Igreja é o último de um conjunto de ações e de intervenções que foram feitos a nível da reabilitação e restauro do património histórico, cultural e religioso que o Governo tem estado a realizar desde 2017”, começou por referir o Chefe do Governo durante a sua intervenção.
Ao todo, segundo Ulisses Correia e Silva, foram feitas 24 intervenções em todo o país, de entre os quais constam 11 na Igreja Católica, 3 na Igreja do Nazareno, cujo resultado, de facto, “tem sido intervenções com boa qualidade, reabilitação e restauro daquilo que é a identificação cabo-verdiana importante.
“A história é parte integrante da vida de uma nação. Cabo Verde é uma nação com muita história. Temos mais de 5 e meio seculos de existência. Essa existência secular deixou muitos patrimónios construídos e os encontramos um pouco por todo Cabo Verde. Património cultural, histórico, religioso e foi em reconhecimento disso que o Governo investiu e vem investindo na recuperação, restauração e requalificação muitos patrimónios que identificam a nossa identidade para depois dar-lhes o seu valor de funcionalidade”.
Ulisses Correia e Silva informou que o Programa de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos vai continuar, quer ao nível do PRRA como também através do Programa Operacional do Turismo (POT), este que tem também um complemento muito forte na reabilitação da historia dos patrimónios históricos culturais e também religiosos um pouco por todo Cabo Verde porque tem um valor de retorno grande.
Depois de considerar que esta Igreja, tal como todas as que já foram requalificados tem a sua historia, a história da nação cabo-verdiana, Ulisses Correia e Silva deu os parabéns à Santa Catarina e apelou à preservação deste património que é de todos para o bem de toda a comunidade santa-catarinenses, de Santiago Norte e de Cabo Verde.
Reconheceu trabalho do IPC, do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e da Comissão Diocesana da Igreja católica, que tem estado a trabalhar em parceria e que tem dado resultados.
As obras de reabilitação da também conhecida por “Igreja Baxu” foram levadas a cabo pelo Governo de Cabo Verde, coordenadas pelo Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação, do eixo IV – Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso.
Foram realizadas, entre outras intervenções, a expansão da sacristia, casas de banho e zonas de arrumos; substituição da cobertura, portas e janelas, bem como do piso, além de pintura interior e exterior; instalação sonora e elétrica; iluminação e calcetamento exterior.