O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva estive, esta tarde, na cidade da Praia, numa Conversa aberta com Jovens, sobre a temática- “Retoma e Recuperação Económico – oportunidades e desafios para juventude”. São momentos importantes de partilha, esclarecimentos e de motivação. A nova atitude dos jovens do país é contagiante e motivadora afirmou o líder do governo.
Os depoimentos que hoje ouvi, semelhantes aos que já ouvi um pouco por todo o país, vão sempre no sentido de se mostrar que foram atrás dos sonhos, tentaram e conseguiram concretizá-los.
Mesmo aqueles que ainda não conseguiram, é importante esta atitude proactiva.
Deixei, acima de tudo, uma mensagem de confiança. Confiança no Estado, nas Instituições, nos servidores públicos, porque estamos a trabalhar para dar todo o apoio necessário.
Temos instrumentos, linhas de crédito em condições favoráveis, taxa de juros bonificada, garantias do Estado que podem ir até 100%, possibilidade de contratualizar junto dos Bancos linhas de crédito para financiar os seus projetos, fiscalidade favorável para empreendimentos jovens, nomeadamente Start Up, até 1,75% de taxa de juro, entre outras condições, para crescimento dos negócios, desde micro, pequenas e médias às grandes empresas.
Significa que estamos disponíveis e a colocar à disposição dos jovens, vários instrumentos que esperamos que se concretizem em investimentos e projetos e possam desenvolver, criar empregos para si próprios e para os outros.
Ulisses Correia e Silva afirmou que as perspetivas são boas, tem havido respostas, e o que se precisa é ganhar mais escala e dimensão para que haja mais jovens a participarem. Esperamos que Jovens de Santo Antão à Brava, possam aproveitar estas oportunidades. O Governo estará como parceiro para fazer isso acontecer.