Notícias

Ulisses Correia e Silva é convidado de Ursula von der Leyen para participar no Global Gateway Forum em Bruxelas

A agenda do Primeiro Ministro inclui encontros ao mais alto nível, com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Alto Representante / Vice-Presidente da Comissão Europeia, Senhor Borrell, assim como a Comissária para as Parcerias Internacionais, Senhora Urpilainen, e a Comissária para Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova. O líder do Executivo cabo-verdiano deverá reunir-se igualmente com o Secretário Geral da NATO, Jens Stoltenberg,

O Primeiro Ministro e Chefe do Governo, José Ulisses Correia e Silva, vai estar a partir de amanhã (24) na Bélgica, para uma visita de trabalho, a convite da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a fim de participar na edição inaugural do Fórum Global Gateway, que irá decorrer nos dias 25 e 26 de outubro, em Bruxelas.

Este Fórum contará com a presença de representantes de governos, instituições financeiras, sector privado e sociedade civil ao mais alto nível, proporcionando uma oportunidade para apresentar projetos emblemáticos da Global Gateway e debater como ampliar estes projetos para colmatar o défice de investimento global.

Lançada em dezembro de 2021, a iniciativa Global Gateway tem como objetivo impulsionar investimentos alinhados com seis princípios de que Cabo Verde já é reconhecido internacionalmente: Valores democráticos e padrões elevados; Boa governança e transparência; Parcerias equitativas; Infraestruturas sustentáveis e limpas; Prioridade à segurança; e Catalisação do investimento privado.

A estratégia Global Gateway será posta em prática através da abordagem da Equipa Europa, que integra a UE, os Estados-Membros da UE e as suas instituições financeiras e de desenvolvimento, nomeadamente o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD). Visa também mobilizar o sector privado para alavancar investimentos de impacto transformador.

Cabo Verde destaca, na sua participação, as Energias Renováveis, a Economia Azul e o Digital como áreas prioritárias para o país. Aliás, o nosso país foi este ano selecionado no domínio das Energias Renováveis com o projeto “Construction of Pump Storage Facility in Santiago Island”, no âmbito da iniciativa da Comissão Europeia que elencou 40 projetos de Instituições Financeiras Europeias para aprovação no Global Gateway Board como ‘EU-Africa Flagship Projects for 2023’.

É relevante sublinhar ainda a Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia, existente há mais de uma década, com perspetivas de reforço em áreas estratégicas como segurança e defesa, economia azul, transformação digital e transição energética.

A agenda do Primeiro Ministro inclui encontros ao mais alto nível, com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Alto Representante / Vice-Presidente da Comissão Europeia, Senhor Borrell, assim como a Comissária para as Parcerias Internacionais, Senhora Urpilainen, e a Comissária para Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova.

O líder do Executivo cabo-verdiano deverá reunir-se igualmente com o Secretário Geral da NATO, Jens Stoltenberg, numa ocasião propícia para reafirmar o compromisso de Cabo Verde em fortalecer o Estado de direito e intensificar o diálogo político e cooperação em defesa da ordem internacional.

Está também agendado um encontro entre o Primeiro Ministro cabo-verdiano e o seu homólogo do Grão-Ducado do Luxemburgo, Xavier Bettel.