Notícias

Ulisses Correia e Silva apresentou Cabo Verde Digital em Lisboa

A Cabo Verde Digital é uma plataforma da inovação e do empreendedorismo que surge como estratégia do Governo visando criar todas as condições, através da educação, a começar no ensino básico, com um pacote de investimento de 10 milhões de euros

No último dia de estadia em Portugal, o Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, presidiu à apresentação da Cabo Verde Digital, em Lisboa. Trata-se de uma plataforma da inovação e do empreendedorismo que surge como estratégia do Governo visando criar todas as condições, através da educação, a começar no ensino básico, com um pacote de investimento de 10 milhões de euros.

Como? Com a introdução do inglês mais cedo, ciências da computação, matemática, bem como, por meio de formação, qualificação e de um ecossistema de financiamento, com linhas de crédito bonificado, e outras medidas que prepararam os nossos jovens para um mundo global muito mais exigente.

“É o nosso hub digital, que consegue convergir o que é Cabo Verde enquanto resultado da sua história. Os países percorrem os caminhos da sua história, não por nostalgia ou para reproduzir o passado, mas para construir o futuro”, disse Ulisses Correia e Silva em Lisboa à imprensa, à margem do evento.

“A Cabo Verde Digital está a construir isso mesmo, ancorada na vida de um país resiliente, com cinco séculos e meio de história, com uma identidade crioula própria, e que sempre soube viver com as condições de país real. A nossa condição sempre foi motivo de criar soluções”, acrescentou.

Para o Primeiro Ministro cabo-verdiano a localização de Cabo Verde “que nos colocava distantes do mundo, hoje assume-se como uma posição privilegiada” uma ponte entre a África, Europa e as Américas. “Queremos construir sem inventar um novo país, mas aproveitando aquilo que é o capital acumulado”, anunciou, finalizando que “a economia digital representa isso, um setor que não depende das chuvas, e sim de talentos, infraestruturas e de um bom ambiente de negócios”.

Recorde-se que o Chefe do Governo visitou esta semana a Itália, a convite da Associação Missionária de Solidariedade e Desenvolvimento (AMSES) e da Associação Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE), acompanhado do Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e dos Presidentes das três Câmaras Municipais da ilha do Fogo, nomeadamente Jorge Nogueira, Fernandinho Teixeira e Alberto Nunes.

Antes do seu regresso a Cabo Verde, o Primeiro Ministro participou no WebSummit de Lisboa, onde Cabo Verde foi o único país africano a ter um country stand, com uma delegação de 20 pessoas, entre as quais 10 startups, e ainda os representantes do NOSI, PróEmpresa, ARME, Direção Geral de Telecomunicações e Economia Digital, e da UniCV.