O Primeiro-ministro de Cabo Verde manifestou hoje o reconhecimento e gratidão do Governo, ao Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Hungria, Péter Szijjártó, pelo gesto de doar ao nosso país, 100 mil doses de vacinas AstraZeneca que chegaram esta madrugada á cidade da Praia, durante a visita que este efectuou ao Chefe do Executivo, esta manhã, no Palácio da Várzea.
“Expressei esta gratidão porque são nesses momentos que nós reconhecemos e fazemos distinção dos bons amigos, aqueles que em momentos difíceis respondem prontamente”, vincou Ulisses Correia e Silva, para quem são momentos como estes “que os valores da solidariedade e da humanidade e o espírito humanitário se expressam com mais força”.
“A distinção que nós fazemos é pelo fato de ser a maior doação recebida em Cabo Verde até ao momento. Agradecemos pela importância por demais evidente da vacinação: salva vidas, salva a economia, salva o emprego, salva o rendimento e permite a retoma da vida social”, sublinhou.
No encontro, o Primeiro-ministro fez questão de realçar outros componentes da boa cooperação entre Cabo Verde e a Hungria, nomeadamente económica, no ensino superior, na cultura, “com boas perspetivas de desenvolvimento do turismo, assim como no setor agrícola com o lançamento do Projeto de mobilização de água para a rega na agricultura no valor de 35 milhões de euros cuja apresentação foi realizada esta tarde na capital cabo-verdiana.”