Notícias

UE apoia Cabo Verde com 10.2 milhões de euros adicionais para apoio ao orçamento e Luta contra a pobreza

A União Europeia (UE) assinou, no início deste final de semana, o acordo de Protocolo a Meio Curso Percurso do XFED (Fundo Europeu de Desenvolvimento), que atribui a Cabo Verde uma verba de 10.2 milhões de euros para o apoio ao Orçamento e o combate à Pobreza, verba adicional aos 60 m ilhões de euros já atribuídos ao arquipélago para o período 2008-2013, um prémio à boa governação e o bom desempenho do país, conforme frisou o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

No primeiro dia da sua visita a Cabo Verde, José Manuel Durão Barroso participou da cerimónia de assinaturas desses dois “importantes instrumentos, tendo sido mesmo ele a assinar, com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, o acordo de facilitação de vistos, tudo menos uma coincidência, sendo que realçou o português, pela amizade que tem com o nosso país, fez questão de ser ele a assinar tal acordo. Até porque, é o primeiro do género que a EU assina com um país africano, prova da êxcelência das relações entre UE e Cabo Verde.

Um primeiro passo, como vem assinalando Neves, para o grande objectivo, a longo prazo, que é o acordo para livre circulação de pessoas entre o arquipélago e a UE, acordo esse no âmbito da parceria para a mobilidade. De destacar ainda o facto da assinatura do acordo de Protocolo a Meio Curso Percurso do XFED (Fundo Europeu de Desenvolvimento), que atribui a Cabo Verde uma verba adicional de 10.2 milhões de euros para o apoio ao Orçamento e o combate à Pobreza, conforme salientou Durão Barroso, na conferência com os dois líderes que ocorreu no Palácio do Governo.

Verba essa, adicional ao pacote de 60 milhões de euros que a União atribuiu ao nosso país para o período 2008-2013  que justifica Barroso, ficou a dever-se pelo “bom desempenho” de Cabo Verde “nas áreas da Boa governação e Desenvolvimento”.

Acrescenta ainda “que considerar que Cabo Verde, dada a sua dimensão, pode beneficiar deste apoio de mais de 60 milhões de euros da EU, é a demosntração da nossa confiança nas reformas, da instalação da Democracia e da Boa Governação deste país”.