Depois de Santo Antão, o Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves encontra-se hoje em São Vicente onde esta manhã visitou alguns empreendimentos turísticos e projectos ligados ao turismo sustentável.
As visitas que se enquadram no âmbito da celebração do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) já levaram o governante cabo-verdiano a conhecer melhor os projectos Raízes – Redes Locais para o Turismo Sustentável e Inclusivo; o Projecto Integrado da Casa do Meio e um outro implementado na comunidade de Lajedos pela ONG Atelier Mar.
Hoje foi a vez de visitar a Associação dos Amigos da Natureza em Mindelo, para se inteirar do projecto financiado pela União Europeia e que conta com parecerias do Governo, da Câmara Municipal de São Vicente do Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI), – com breve passagem pela Casa de Chã do Monte Verde. Para terminar deslocou-se a João D’Évora onde pôde verificar a fase avançada de um empreendimento turístico de alta gama, respeitador do ambiente e que gera emprego nessa zona remota da ilha de São Vicente.
Para o Ministro da Economia e Emprego, o objectivo destas visitas é manter contacto com os operadores, “incentivá-los e acarinhá-los no sentido de cada vez mais utilizarem recursos de energias renováveis, melhor utilização de água e tudo o que tem que ver com a sustentabilidade do turismo”.
A semana do Turismo Sustentável termina amanhã no Sal, com a visita ao Projecto Biodiversidade em Santa Maria, onde poderá ver o trabalho científico desenvolvido no viveiro de tartarugas por esta ONG, com a exumação dos ninhos eclodidos e que deverá terminar com a libertação de tartaruguinhas para o mar.
Á noite será realizada a Gala Cabo Verde Tourism Awards, uma iniciativa pública-privada.