Cabo Verde posiciona-se no 39º lugar na lista dos países menos corruptos, aumentando o seu score relativamente ao ano anterior que era de 41º lugar. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, pela Organização Não Governamental, Transparency International 2012, que classifica o nosso país no segundo lugar entre os países africanos menos corruptos, depois de Botswana (30º lugar), e o segundo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, CPLP, à frente do Brasil, que ocupa a posição 69. Numa escala de 0 (“percepção de ser altamente corrupto”) a 100 (“percepção de ser muito limpo”) a que foram submetidos 176 países, Cabo Verde surge com 60 pontos.
As políticas implementadas pelo Executivo de Jose Maria Neves, nomeadamente a consolidação da Governação Electrónica, as reformas financeiras com aprofundamento da implementação do novo regime das aquisições públicas, o reforço da implementação do plano para combate da corrupção, lei de branqueamento de capital, o desenvolvimento e o exercício de uma cidadania e democracia contribuíram certamente para a diminuição de manifestação de eventuais fenómenos de corrupção, pouco expressivos no contexto nacional cabo-verdiano.
O Governo mostrou-se muito satisfeito com esta posição de Cabo Verde, reconhecendo o esforço de boa governação que o Executivo tem desenvolvido, em prol do desenvolvimento do país e da sociedade cabo-verdiana.
No topo da classificação da Transparency International estão a Dinamarca, a Finlândia e a Nova Zelândia, com 90 pontos. A lista que é divulgada anualmente, estima o grau de corrupção de sector público percepcionada pelos empresários e analistas dos respectivos países, e está organizada do menos corrupto (1º lugar) para o mais corrupto (176º), a que corresponde uma escala de 90 -100 pontos (livre de corrupção) a 0-9 pontos (muito corrupto).
Leia na íntegra o comunicado do Governo e conheça as políticas do executivo que possibilitaram o aumento de posição de Cabo Verde na Transparency International de 2012, na lista dos países menos corrupto.
Pode aceder a este link http://cpi.transparency.org/cpi2012/results/ para visualizar os resultados da Transparency Internacional de 2012.