O Presidente Thabo Mbeki, antigo Chefe de Estado da África do Sul, considerou hoje Cabo Verde como um país exemplar pelo que tem sido o seu processo de desenvolvimento de país Menos avançado para um País de Rendimento Médio, tendo expressado ainda palavras elogiosas ao Presidente e Comandante Pedro Pires que considerou igualmente um líder exemplar para as novas gerações de líderes africanos.
Numa breve declaração à imprensa, após o encontro com o Primeiro-ministro, o líder sul-africano abordou o conteúdo da conversa com José Maria Neves, avançando que estes conversaram sobre o processo de desenvolvimento actual de Cabo Verde e ainda sobre as lideranças africanas e ainda sobre Pedro Pires, lembrando que Mbeki está em Cabo verde, justamente, para participar enquanto convidado especial, nas comemorações dos 80 anos de Pedro Pires.
Sobre o desenvolvimento de Cabo Verde, Thabo Mbeki considerou que se trata de um país exemplar pelo que tem sido o seu processo de desenvolvimento, enaltecendo os progressos que o país tem conseguido e que valeram a reclassificação dessas ilhas de País Menos Avançado para um País de Rendimento Médio. Cabo Verde, diz, “é um exemplo para os outros países africanos e para o mundo”.
Outro tema de conversa e ao qual Neves terá chamado a atenção de Thabo Mbeki, tem a ver com a necessidade de instituições como a União Africana e a CEDEAO, assim como as lideranças africanas levarem em conta as necessidades e especificidades dos países insulares africanos como Cabo Verde.
Por fim, Mbeki lembrou a figura de Pedro Verona pires, destacado Combatente da Liberdade da Pátria e antigo Primeiro-Ministro e Presidente da República de Cabo Verde, que considerou “um exemplo” e fonte de inspiração para os novos líderes e gerações africanos, pelo que foi a sua vida e obra. Aliás, este será mesmo o tema da apresentação de Mbeki na sua participação hoje na Conferência em alusão aos 80 anos de Pedro Pires, sendo que irá mostrar o “grande líder” que foi e é Pedro Pires.