Notícias

Terceira sessão do Ciclo de Conferências arranca com a Cultura como um dos Pilares da Diplomacia

O conferencista irá abordar a Cultura enquanto elemento coadjuvante da política externa, através da formulação e da sistematização de uma Diplomacia Cultural. O recurso aos agentes culturais, aos centros de cultura, às casas do Cidadão e às associações comunitárias vão permitir uma maior disseminação e fluidez da Cultura Cabo-verdiana no exterior, não só internacionalizando a oferta cultural, mas também enquadrando a estratégia da "oferta diplomática" cabo-verdiana, que se segmenta e se especializa em seus desdobramentos para além da Diplomacia Clássica.

Através de uma articulação com o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura e o Ministério da Emigração, os formuladores da Política Externa, poderão engendrar uma agência ou um instituto de promoção das línguas de Cabo Verde (a crioula e a portuguesa), das artes, das tradições, dos saberes e fazeres, bem como do património material e imaterial da Nação Global Cabo-verdiana. 

De notar que o Ciclo de Conferências arrancou a 15 de Setembro e deverá decorrer semanalmente até Março de 2011. Visa promover o dialogo interactivo e transversal entre a Diplomacia e outras áreas interdisciplinares nomeadamente Politica, Economia, Ambiente, Cultura, Migrações Direito Internacional e também proporcionar a confrontação de ideias entre diplomatas e outros estudiosos que se interessem pelas temática das relações internacionais, designadamente estudantes, professores e investigadores do Ensino Superior, bem como Técnicos da Comunicação.