Notícias

“Temos que criar maior capacidade a nível local no setor das pescas” – MM, Abraão Vicente

Este primeiro encontro teve como propósito fazer um diagnóstico do setor do mar, bem como, traçar metas, objetivos, para que seja visto como um setor económico e que acrescenta valor ao mercado.

O Ministro do Mar, Abraão Vicente, reuniu-se pela primeira vez com o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, e sua equipa para discutirem os desafios e as potencialidades do setor da pesca daquele município conhecido, também, por terra do “badejo”.

Este primeiro encontro teve como propósito fazer um diagnóstico do setor do mar, bem como, traçar metas, objetivos, para que seja visto como um setor económico e que acrescenta valor ao mercado.

“Queremos propor uma mudança radical no paradigma do setor da pesca. Para isso, é preciso estarmos alinhados e juntos, uma vez que, se bem gerido, irá ser um setor muito rentável”, disse o governante durante o encontro.

Cabo Verde é 99% mar. Isto é do conhecimento de todos os cabo-verdianos e de quem escolhe Cabo Verde para viver. Por isso, o Ministro do Mar tem estado a apelar para que olhemos para o mar com maior ambição, que conheçamos esta nossa riqueza natural com um outro olhar, um olhar mais ambicioso.

Entretanto, o mesmo acredita que, para que esta ambição seja alcançada, é preciso “criar maior capacidade a nível local no setor das pescas”.

Mais investimentos, formação e capacitação de jovens, homens e mulheres que trabalham no mar, criação de condições de captura, desembarque, manuseamento, transporte e conservação, novas tecnologias de navegação, são alguns dos pontos abordados neste encontro.

O edil de Santa Cruz agradeceu esta primeira visita do novo Ministro do Mar ao município e a demonstração de abertura para juntos alavancarem a economia azul.

No final, a CMSC apresentou ao Ministro do Mar e sua equipa o programa/projeto de promoção de desenvolvimento da Economia Azul Circular e Sustentável no Município de Santa Cruz.

Nesta deslocação o governante foi acompanhado pela Delegada do Ministério do Mar para a Região Sul, Vera Gominho e o Diretor Nacional de Pesca e Aquacultura, Albertino Martins.