Ao proferir o seu discurso, o governante avançou que com a criação desta delegacia, o concelho do Tarrafal terá mais autonomia em termos de gestão dos cuidados de saúde. No entretanto, diz o ministro, estar ciente que para se ter esta estrutura funcional, é necessário fazer ajustes em termos de orçamento, recursos humanos e materiais.
A elevação do Centro de Saúde do Tarrafal de São Nicolau, a Delegacia de Saúde foi realizada, na passada sexta-feira, 15, e foi presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, considerando esta “uma grande e justa reivindicação de todos os tarrafalenses”.
Ao proferir o seu discurso, o governante avançou que com a criação desta delegacia, o concelho do Tarrafal terá mais autonomia em termos de gestão dos cuidados de saúde. No entretanto, diz o ministro, estar ciente que para se ter esta estrutura funcional, é necessário fazer ajustes em termos de orçamento, recursos humanos e materiais. Na ocasião, aproveitou para endereçar uma mensagem de agradecimento ao Primeiro-ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva, “por ter permitido, enquanto Ministro da Saúde, dar o meu contributo na realização desta justa reivindicação”, sendo este considerado “como promotor da consolidação da capacidade de resposta não só deste concelho, mas de toda a ilha”.
Quanto à capacidade de diagnóstico médico, Arlindo do Rosário, salientou que a ilha foi também contemplada com novos equipamentos, nomeadamente, aparelho de raio-x, ecógrafo e outros instrumentos da área de laboratório, fisioterapia e de saúde oral. E prevê-se para os próximos dias a chegada de uma ambulância destinada à Delegacia de Saúde do Tarrafal. “Com isto, estamos a criar condições, por um lado, para melhorar o diagnóstico médico e desta forma encontrar respostas de situações que até agora tem sido objeto de evacuação médica. Por outro lado, essas condições criadas servirão para potencializar visitas de médicos especialistas”, sustenta o governante.
De forma geral, o Governo fez fortes investimentos na ilha de São Nicolau, nos últimos quatro anos, por forma a melhorar as respostas, e em termos de Saúde foi duplicado o número de médicos, passando de 3 para 6, conta atualmente com 23 enfermeiros, sem contar com os 8 contratados no âmbito da luta conta a COVID-19. E ainda em parceria com as Câmaras Municipais foram reabilitadas unidades sanitárias de base e postos sanitários e dois centros de saúde, nos concelhos de Ribeira Brava e Tarrafal.