Notícias

Tarrafal de Santiago: Mais quatro localidades beneficiam de energia elétrica

As localidades de Achada Carreira, Bimbirim, Ganxemba e Achada Porto no Concelho de Tarrafal de Santiago acabam de contar com a instalação elétrica, após a inauguração presidida, no último sábado, 03 de dezembro, pelo Governo, através do Ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e Desporto, Fernando Elísio Freire, em representação do Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva.

Inauguração_Energia_Electrica_t.jpg

Para Fernando Elísio Freire, “é um dia histórico para a população das referidas zonas, pois lutaram por esse desiderato e hoje o Governo está a cumprir”.

Com o investimento do Governo nas várias zonas do Concelho que totalizam um montante de 107 mil contos na eletrificação, mostra a importância que Concelho do Tarrafal de Santiago tem para o Turismo na ilha e em Cabo Verde, de acordo com as palavras do Ministro.

“A luz é importante, porque permite que as pessoas tenham pequenos negócios, desenvolvam atividades económicas. Quando o pescador vai ao mar, fazendo um trabalho árduo e depois vê o seu pescado perder, porque não tem onde conservar…”, exemplificou Elísio Freire. Mas, agora com eletricidade sabe que um dia de trabalho pode render três dias de lucro porque com energia elétrica podem conservar, vender e fazer o seu negócio crescer”, ressaltou.

A população das referidas zonas tem agora possibilidade de desenvolver mais atividades geradoras de rendimento e o Governo está a trabalhar para que todos os cabo-verdianos sejam felizes, prosseguiu o Governante, para quem o Executivo está a dar um passo “decisivo” para cumprir os objetivos de Desenvolvimento sustentável para que a população tenha mais paz, liberdade e prosperidade.

Enfatizou, ainda, que em relação ao Orçamento do Estado aprovado na generalidade e a ser aprovado na especialidade pelo Parlamento cabo-verdiano, “inclui verba para incentivo de todos os que tenham o seu pequeno negócio estimado no valor de até mil (1000) contos estará isento de impostos”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, José Pedro Soares, avançou que o Concelho regista neste momento uma cobertura de 97 a 98% de energia elétrica, faltando apenas as zonas de Lagoa e Achada Lagoa para a cobertura 100% de energia no Tarrafal.

De referir que, a inauguração de eletrificação de algumas zonas do concelho, insere-se no âmbito do projeto “seis ilhas” executado pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Economia e Emprego.