O anúncio foi feito durante o ato de encerramento do "Mindelo, Cidade Capital da Juventude", que aconteceu na última sexta-feira, 10 de janeiro, no Auditório Onésimo Silveira, na Universidade do Mindelo, em São Vicente, com uma conversa aberta sobre o papel dos jovens na promoção de uma Cultura da Paz, Tolerância e Cidadania na nossa Sociedade.
“A próxima Cidade Capital cabo-verdiana da Juventude será o Concelho de Tarrafal de Santiago”, anunciou o Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado, Carlos do Canto Monteiro, para quem a escolha vai permitir ao Governo trabalhar as desigualdades e a pobreza e igualar as oportunidades para os jovens cabo-verdianos.
O anúncio foi feito durante o ato de encerramento do “Mindelo, Cidade Capital da Juventude”, que aconteceu na última sexta-feira, 10 de janeiro, no Auditório Onésimo Silveira, na Universidade do Mindelo, em São Vicente, com uma conversa aberta sobre o papel dos jovens na promoção de uma Cultura da Paz, Tolerância e Cidadania na nossa Sociedade.
Carlos Monteiro explicou que a escolha recai agora sobre o Tarrafal de Santiago, por motivos vários, entre eles, o fato da Cidade pertencer a uma região onde as desigualdades e a pobreza são “acentuadas”.
Para o Secretário de Estado, com esta escolha vai se poder permitir trabalhar essas desigualdades e “dinamizar e igualar as oportunidades para esses jovens e levar todo Cabo Verde a Santiago Norte e a partir de aí podermos continuar a trabalhar essa conexão dos jovens às oportunidades do mundo”.
Durante o encerramento do “Mindelo, Cidade Capital da Juventude”, Carlos do Canto Monteiro, fez um balanço positivo dos sete meses, desde 15 abril de 2019, em que aquela Cidade foi oficialmente designada a Capital cabo-verdiana da Juventude, elogiando a equipa camarária por ter conseguido engajar a juventude em vários eventos ao longo do ano e que culminaram com o Fórum Nacional da Juventude, que trouxe para esta cidade várias personalidades nacionais e internacionais.
Em jeito de agradecimento ao Município de São Vicente por ter acolhido esta primeira iniciativa, Monteiro enfatizou que, “era preciso de um município com uma Câmara forte e um centro Urbano forte para lançar a iniciativa”.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, considerou “ter sido uma experiência muito interessante, em que a edilidade participou ativamente no sentido de melhorar as condições da juventude”.
De realçar que o Governo, em parceria com o poder local, adotou em 2019 a iniciativa “Cidade Capital da Juventude em Cabo Verde”, que visa promover o intercâmbio e a mobilidade juvenil, o debate entre os jovens, a sua participação cívica e política e o conhecimento cultural mútuo entre jovens de diferentes municípios e realidades em Cabo Verde.