O Ministro Alexandre Monteiro assegurou que este projeto de melhoria de eficiência energética tem âmbito nacional. “É um programa ambicioso em que pretendemos, até ao próximo ano, ter o país totalmente coberto 100% LED. Estão previstas a substituição e reforço, com estimativa de mais 40 mil lâmpadas, pois precisamos fazer ambas as coisas, substituir para ter soluções eficientes e reforçar para melhoria da iluminação pública”.
O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, efetuou esta sexta-feira, 10 de janeiro, uma visita ao município de Tarrafal de Santiago para acompanhar de perto o projeto de iluminação pública 100% LED, enquadrado na estratégia de melhoria da eficiência energética que está a ser implementado em todo o país.
De acordo com o governante, a cidade de Mangui e Chão Bom foram contempladas com soluções de iluminação pública mais eficiente. “Aqui no Tarrafal estamos a assinalar a conclusão dos trabalhos de substituição integral das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas LED. A cidade de Mangui e Chão Bom estão praticamente a 100% com lâmpadas LED. Foram substituídas cerca de 1200 lâmpadas, num investimento de cerca de 8 mil contos”, afirmou.
O Município do Tarrafal sendo um importante destino turístico está a direcionar as soluções energéticas para a promoção de um turismo sustentável.
O Ministro Alexandre Monteiro assegurou que este projeto de melhoria de eficiência energética tem âmbito nacional. “É um programa ambicioso em que pretendemos, até ao próximo ano, ter o país totalmente coberto 100% LED. Estão previstas a substituição e reforço, com estimativa de mais 40 mil lâmpadas, pois precisamos fazer ambas as coisas, substituir para ter soluções eficientes e reforçar para melhoria da iluminação pública”, destacou.
Santa Maria, na ilha do Sal e Cidade da Praia, são alguns dos municípios que já estão 100% cobertos com iluminação pública LED. Conforme anunciou o Ministro, até ao final deste mês de janeiro, a ilha Brava também estará totalmente coberta com lâmpadas LED.
Este Projeto melhoria da eficiência energética na iluminação pública, que está a ser executado pela Empresa de Distribuição de Energia (EDEC), tem por objetivos a redução do consumo de energia, modernização da iluminação pública, redução da emissão de CO2 e aumentar a qualidade do serviço.