Durante a sua intervenção, o edil de São Filipe, Eugénio Veiga não escondeu a sua satisfação, agradecendo ao Primeiro-Ministro, assim como ao anterior Ministro das Infra-estruturas, Manuel Inocêncio Sousa, que conduziu o processo da materialização dessa obra de extrema relevância para o desenvolvimento do Fogo.
Mais do que isso, Veiga voltou a confessar o seu sonho de ter um dia o aeroporto internacional de São Filipe, ao que o Primeiro-Ministro respondeu que bem poderá acontecer mais cedo do que se podia esperar, pois a dinâmica de desenvolvimento da ilha e do país assim o exigirá, como aconteceu com a Boa Vista, considera José Maria Neves.
"Nós estamos atentos em relação ao desenvolvimento de Cabo Verde e, em particular da ilha do Fogo. Não vamos parar, vamos continuar (com as obras) e já vi que `DjarFogo´ vai ter o seu aeroporto internacional mais cedo do que aquilo que pensávamos", salienta o PM.
A sustentar essa tese Neves faz questão de frisar a grande dinâmica de transformação que a ilha vem conhecendo nos últimos dez anos, com muitas e importantes obras como é exemplo a infra-estrutura ora inaugurada.
Neves observa que do alto, no avião, pôde ver a estrada asfaltada, e que já foi inaugurada, que dá acesso à Chã das Caldeiras, e também "pude ver dois grandes estaleiros de obras", referindo-se às obras de modernização e ampliação do Porto do Vale dos Cavaleiros, cuja inauguração também já aconteceu e está-se na segunda fase. As obras da circular da ilha já iniciadas é outro grande símbolo da transformação da ilha do Vulcão, sendo esta a maior infra-estrutura rodoviária, e uma das maiores obras, a ser realizada até a data no país.
Para além dessas, o Chefe do Governo central sublinhou outras realizações importantes do Executivo como são o centro de saúde dos Mosteiros, ou a remodelação do centro de saúde de Santa Catarina, sem contar com as obras já lançadas do liceu de Santa Catarina e de Ponta Verde.
Outro bom exemplo é a inauguração recente do centro de formação profissional em São Filipe, um dos maiores e melhores do país, só para mencionar alguns dos muitos feitos dessa governação que permitem, com legitimidade, a José Maria Neves afirmar que "este é o Governo que mais fez pela ilha do Fogo desde a Independência do país".
Já em relação ao aeroporto inaugurado hoje, o Primeiro-Ministro salientou que é maior " do que nós imaginávamos". Para além do cumprimento da pista que foi ampliada em mais 300 metros e alargada de 20 metros para 30 metros, a plataforma de estacionamento foi igualmente ampliada para caber até três aviões ATR e, ainda, foram inseridos sistemas de drenagem da água das chuvas e os terminais de passageiros e de carga são agora climatizados.
Sem contar que o parque de estacionamento do aeroporto foi ampliado e reordenado e as obras contemplaram ainda a asfaltagem e alargamento da estrada que liga a infra-estrutura à cidade de São Filipe, bem como a vedação de toda a pista.