Notícias

“Somos de facto um grande país que é corporizada pela cultura, história e pela nossa presença forte” – MCIC, Abraão Vicente

Homenagear, reconhecer e valorizar aqueles que elevam a bandeira de Cabo Verde através da cultura. Este é um dos propósitos do Governo de Cabo Verde que entregou seis (6) medalhas de Mérito Cultural a artistas e fazedores da cultura numa tarde, que se estendeu à noite, de uma forte troca cultural em Lisboa, Portugal.

Dany Silva, Princezito, Carlota de Barros, Dino D’Santiago, Lura, Mayra Andrade e, ainda, o Grupo Kolá San Jon da ACMJ foram os primeiros a receber, das mãos do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, em representação ao Governo, as Medalhas, acompanhadas dos respetivos Certificados, em forma de reconhecimento pelo trabalho que têm feito em nome da cultura, a entrega, a dedicação e por levar sempre Cabo Verde nas músicas, nos textos, nas danças e no coração.

O governante lembrou, ainda aos presentes, que Cabo Verde é “um grande país que é corporizada pela cultura, história e pela nossa presença forte”. Por isso, devemos estar orgulhosos de celebrar aqui, em Lisboa, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades.

“A diáspora faz-se não apenas como Cabo Verde, mas como pessoas das segunda e terceira gerações, que reconhecendo as suas raízes de Cabo Verde, também são dos outros lados, como o caso de Dino D’Santiago. A voz do Dino é também de muitos cabo-verdianos que, sentindo-se orgulhosos de serem cabo-verdianos, não abdicam de serem também desses países onde nasceram e cresceram”.