No âmbito do encontro realizado nesta quinta-feira, 31 de agosto, com os Sindicatos dos Professores, na sala de reuniões do Ministério da Educação (ME), estes mostraram-se disponíveis em colaborar com o ME na reestruturação do sistema educativo do país, tendo em consideração as medidas anunciadas para o novo ano letivo.
O encontro teve como objetivos, partilhar as inovações previstas para o ano letivo 2017/2018 no âmbito da Matriz Curricular, da nova rede educativa, gestão das Delegações, nas questões relacionadas com a pessoal docente, entre outros tópicos.
Quanto a questão do pessoal docente o ME vai passar a apostar mais na capacitação, com foco nas áreas da educação especial, no pré-escolar, nas línguas e Novas Tecnologias.
Segundo o Diretor Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão (DGPOG) do ME, José Marques, no que tange à gestão das Escolas do Ensino Básico, vai ser introduzida os agrupamentos que vão estar constituídos por Concelho Escolar, Concelho Administrativo, e outros constituintes, tendo ainda, um coordenador efetivo em cada escola, a fim de melhorar o monitoramento.
“Vamos passar a ter equipas pedagógicas em todos os agrupamentos, com oito áreas funcionais nos diferentes níveis de ensino, para melhoramento da gestão pedagógica, a fim de acabar com as grandes fileiras de pessoas nas Delegações”, realçou.
Transporte escolar e manuais, são alguma das questões que os Sindicatos dos Professores mostraram a sua abertura para trabalhar com o ME, em prol das melhores condições no ensino.
No encontro, participam o DGPOG do ME, José Marques, Diretor de Serviços, Gestão e Recursos Humanos, Adilson Semedo,Presidente do Instituto Geral do Ensino, Julião Barros e representantes dos Sindicatos dos Professores (SINDPROF e SIPROFIS), e o representante da Direção Nacional de Educação.
Importa realçar que, no momento, o ME está a trabalhar na gestão dos recursos para a implementação das medidas previstas.