Organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em colaboração com o ministério do Trabalho e da Solidariedade Social de Portugal e a Comissão Europeia, o evento tem como objectivo aprofundar a discussão sobre Agenda do Trabalho Digno, num espaço privilegiado e contará com a participação de diversos intervenientes no actual debate em curso.
A agenda do Trabalho Digno e a sua relação com uma Globalização Justa é um importante tema, no qual todos os actores têm um papel decisivo: quer as organizações internacionais, quer os diferentes países, quer dos parceiros sociais e organizações não governamentais têm um contributo a dar no estímulo, promoção e apoio ao desenvolvimento económico e social.
Debater esta temática no contexto mundial, juntando os diferentes intervenientes num mesmo fórum, é contribuir de forma efectiva para a produção de instrumentos e resultados que conduzam à concretização de sociedades com padrões de desenvolvimento económico e humano mais sustentável, mais justa e mais coesas.
Nos últimos anos, o aprofundamento dos processos de globalização tem implicado transformações importantes nas economias e sociedades à escala mundial. A Agenda do Trabalho Digno e a cooperação de diferentes instâncias internacionais que se estreita com a OIT é um desses sinais. Iniciativas conjuntas e partilhadas como esta constituem oportunidades para que seja possível encontrar agendas partilhadas e mobilizadoras de modo a produzir resultados neste plano.
Recorda-se que este fórum sobre o Trabalho Digno acontece uma semana depois da aprovação do novo código laboral que poderá trazer vantagens significativas para o mundo laboral cabo-verdiano, o que contribuirá para que haja também um trabalho digno e mais justo em Cabo Verde.