Cada uma dessas moradias sociais possui três quartos de cama, uma sala de visita, uma cozinha e uma casa de banho totalmente equipada, um verdadeiro T3. Essas habitações vão beneficiar directamente cerca de 35 beneficiários. O custo total da obra foi de 4 mil e 400 contos, contando também com a comparticipação dos beneficiários e outros parceiros.
Durante o acto de inauguração, o Ministro do Trabalho, Família e Solidariedade, Sidónio Monteiro, que presidiu a cerimónia, aproveitou a ocasião para anunciar a continuação da construção de mais 4 habitações sociais para outras famílias mais pobres daquela localidade, cujo financiamento já foi aprovado em cerca de 3 mil e 300 contos, o que irá contribuir para reduzir assim o número de pessoas sem tecto que vivem nessa cidade.
Por ocasião da inauguração, também o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Eugénio Veiga, aproveitou a oportunidade para explicar que a sua câmara comparticipou na cedência de terreno, a construção das vias de acesso e a isenção dos impostos para a construção, considerando ainda sua total disponibilidade para, conjuntamente com o Governo e outros parceiros, continuar a trabalhar para combater o problema da falta de habitação, sobretudo, das camadas mais pobres dessa Ilha.
A entrega e inauguração dessas habitações sociais aconteceram durante a última visita do Ministro do Trabalho Família e Solidariedade, Sidónio Monteiro, efectuada à Ilha do Fogo, de 18 a 23 do mês em curso, que contou com a presença de várias individualidades, entre as quais a Presidente da OMCV, o Presidente da Câmara Municipal de São Filipe, o Adido da Embaixada de Portugal, em Cabo Verde, e o Ministro de Estado e das Infra-estrutura e Mar, que se encontrava também de visita àquela Ilha no quadro da inauguração de uma das obras da Câmara Municipal.
Recorda-se que num passado recente, Sidónio Monteiro também entregou três moradias sociais, no âmbito da parceria com a OMCV e a Câmara Municipal de São Filipe. Entretanto, essas mais cinco moradias sociais, ora entregues aos beneficiários e as outras em fase de construção, enquadram-se na política deste Governo, a qual visa melhorar as condições de vida das famílias pobres a nível nacional.
Na cidade de São Filipe, até há bem pouco tempo, facilmente se podia encontrar famílias a viverem em condições de extrema pobreza e sem um tecto para morar: algumas a viverem debaixo de caixas de escadas com os filhos menores, quando se reina a boa vontade dos moradores nos prédios, ou em casas de terra abatida sem as mínimas condições de habitabilidade, e outros ainda na rua desprovidas de qualquer protecção social. Nessa quadra festiva, nada melhor do que receber como prenda uma moradia social condigna.