Notícias

Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros recebe doação do Governo Japonês

O Ministro da Administração Interna presidiu, na segunda-feira, 27 de maio, o ato de entrega oficial de 05 viaturas, no âmbito projeto intitulado “2018 Japan Economic Development Cooperation”, financiado pelo Governo Japonês.

Japão tem uma longa história de cooperação com Cabo Verde especialmente quando se trata de assistência em situações de desastre e emergência e, a entrega destes meios de mobilidade é um reconhecimento da importância do trabalho realizado pelo Serviço Nacional da Proteção Civil e Bombeiros, e “a expressão tangível de amizade e cooperação entre nossos dois países”, conforme avançou o Presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB), Capitão Domingos Tavares.

Na qualidade do presidente da cerimónia, o Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, contextualizou que estas viaturas constituem “um importante reforço dos meios operacionais” para o SNPCB e todo o sistema nacional de Proteção Civil.

Estas viaturas serão afetas ao Comando Regional Santiago Norte, em Santa Catarina, ao Comando Regional de São Vicente que cobre também Santo Antão, ao do Fogo que cobre a ilha da Brava e ao do Sal que cobre a Boavista.

A tutela informou ainda que há mais um camião-cisterna a caminho á nível dos meios de mobilidade; o SNPCB adquiriu mais 3 viaturas operacionais tendo em conta os serviços de o combate a situação de desastres, de calamidade.

“Destinam-se ao reforço daquilo que é a nossa capacidade, sabemos que os meios nunca são suficientes para a demanda e especialmente por conta da nossa configuração arquipelágica, de modo que abraçamos e acolhemos com muita satisfação esta ajuda, da parte do Governo Japonês para o desenvolvimento de Cabo Verde.”

Este donativo está orçado em cerca de 96 milhões de escudos cabo-verdianos. Além das viaturas, o SNPCB recebeu outros equipamentos nomeadamente 20 reservatórios de água, equipamentos de purificação de água para situações de calamidade e equipamentos de medição da qualidade da água, sistemas de filtragem avançada, tudo com o objetivo na promoção do acesso a água potável para as populações.