Tratando-se de uma primeira visita de um dirigente britânico ao nosso país, da agenda constam questões relacionadas com o diálogo político, relações bilaterais e questões internacionais e regionais.
A aproximação entre a Inglaterra e Cabo Verde verifica -se não só no âmbito diplomático como também no quadro das relações económicas, cuja presença dos operadores privados, ligados ao sector da industria imobiliária turística, vem contribuindo para o aumento do número de turistas ingleses que aportam às nossas ilhas. Neste quadro, destacam-se as ligações aéreas através de voos charters de Manchester para a Ilha do Sal.
É de realçar, também, o investimento turístico na zona de São Francisco-Praia, e os projectos turísticos já anunciados, para outros pontos do país.
A formação em língua inglesa para funcionários públicos constitui um outro domínio que se vem desenvolvendo com o apoio britânico.
Em Junho de 2009, foi assinado um Memorando de Entendimento sobre a realização de operações de vigilância conjunta, com embarque das forças da guarda costeira e da polícia judiciária de Cabo Verde (CV Ledet) em navios da marinha britânica (Royal navy).
Do programa da visita constam, um encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, uma sessão de trabalho, entre delegações, com a Ministra da Reforma do Estado e da Defesa Nacional, e uma visita de cortesia ao Primeiro-Ministro.
Recorde-se que Reino Unido é membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, do G8 e da NATO, bem como da União Europeia.