Promover a aplicação da ciência e tecnologia na agricultura é a base para melhorar a produtividade, celeridade, quantidade, qualidade, eficiência e competitividade do sector agrícola.
O Secretário de Estado para a Economia Agrária fez esta afirmação, durante a sua intervenção na sessão de abertura do Next Einstein Fórum para Cabo Verde “Parlamento di Ciência”, no âmbito da Semana Africana da Ciência.
Promover a aplicação da ciência e tecnologia na agricultura é a base para melhorar a produtividade, celeridade, quantidade, qualidade, eficiência e competitividade do sector agrícola.
A Ciência e Tecnologia quando aplicada ao sector agrícola contribui para a modernização da agricultura e das zonas rurais, garantindo a segurança alimentar e a melhoria dos rendimentos das famílias rurais, dos produtores e comerciantes agrícolas.
Conforme o Secretário de Estado, graças à contribuição da ciência e da tecnologia, a agricultura cabo-verdiana ganhou significado, passando a cumprir o seu papel fundamental e apoiando à economia do país, ao contribuir atualmente com um PIB estimado em 6,4 %.
“O Governo prevê no seu programa transformar a agricultura de subsistência numa agricultura moderna e de alto rendimento que paga bons salários, combate a fome e má nutrição, e só com palavras não chegamos lá”. Por isso, precisamos apostar na ciência e na tecnologia. Neste momento o INDA já investiu em vários laboratórios para análises de solos, água, e alimentos para podermos melhorar tudo o que seja a produção de alimentos no campo.
O Secretário de Estado sublinhou ainda que é necessário fazermos o uso de tudo o que a ciência e a tecnologia nos proporciona para melhorar o rendimento do agricultor, mas sobretudo dos cientistas que produzem e colocam à disposição do agricultor conhecimentos e tecnologia.
Next Einstein Fórum é um projeto Pan Africano, que abrange todos os países da África, com o objetivo de promover a educação na Ciência, tecnologia, engenharia e matemática.