Notícias

Secretário de Estado Lourenço Lopes representa o Governo na eucaristia em honra à Santa Ana e São Joaquim, em Achada Lém

Na solenidade estiverem presentes ainda a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, o Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, deputados nacionais e eleitos municipais.

O Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Lourenço Lopes, participou hoje na missa em honra à Santa Ana e São Joaquim, na vila de Achada Lém, no município de Santa Catarina (Santiago).

A santa missa antecedida de procissão no percurso Jardim Infantil/Capela de Santa Ana, em construção, contou com uma forte presença de emigrantes daquela vila, devotos e fiéis católicos de vários municípios da ilha de Santiago.

Na solenidade estiverem presentes ainda a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, o Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, deputados nacionais e eleitos municipais.

Na sua homília, o padre José Álvaro Borja, que presidiu a eucaristia, que contou com a presença de sacerdotes da Diocese de Santiago, agradeceu o convite para ser presidente da santa missa.

Aliás, confessou que é a pela primeira vez que celebra uma missa em honra à São Joaquim e Santa Ana, país de nossa senhora e avós eternos de Jesus.

A missa celebrada na Igreja em construção, segundo o também reitor do Seminário São José é sinal de sinal de edificação de um povo e comunidade e da sua fé.

Aproveitou o Dia Mundial dos Avós, instituído há quatro anos pelo Papa Francisco, e pediu aos pais e avós para serem orientação para os seus filhos e netos, respectivamente. É que, segundo ele, os avós “dão alegria e ajudam a encontrar o caminho”.

E aos fiéis pediu-lhes para seguirem estes santos que foram “pessoas de humildade e fé que honraram a palavra de Deus”. “Nós somos devedores dos nossos avós”, afirmou, pedindo aos católicos para comemorarem os 500 anos da Igreja em Cabo Verde com responsabilidade e alegria.