Notícias

Secretário de Estado Lourenço Lopes preside Conferência Internacional sobre os 45 anos da EMPROFAC

A EMPROFAC não apenas se consolidou como líder no setor farmacêutico, mas também se adaptou às mudanças e desafios do mercado

Esta consideração foi feita pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Lourenço Lopes, que presidiu hoje, 20 de junho, na cidade da Praia, a Conferência Internacional de celebração dos 45 anos da criação da EMPROFAC, em Representação da Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.

De acordo com o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, ao longo de quatro décadas e meia, a EMPROFAC não apenas se consolidou como líder no setor farmacêutico, mas também se adaptou às mudanças e desafios do mercado, mantendo sempre a qualidade e a integridade como prioridades absolutas. A participação significativa nos Laboratórios Inpharma testemunha o compromisso contínuo com a produção nacional de medicamentos, contribuindo assim para a autonomia e segurança do abastecimento local.

Lourenço Lopes, felicitou a Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos pelos seus 45 anos de existência ao serviço da saúde pública em Cabo Verde, ressaltando que este momento assinala uma jornada de compromisso e de excelência, refletindo a importância vital desta instituição na vida de cada cabo-verdiano.

Para o Governo, a EMPROFAC tem desempenhado um papel essencial no setor farmacêutico cabo-verdiano, afirmando-se como uma referência incontornável na importação, armazenamento, comercialização e distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos e tem sido um pilar fundamental no acesso universal a medicamentos de qualidade, seguros, eficazes e certificados.

O Presidente do Conselho de Administração da EMPROFAC, João Spencer, por sua vez, reiterou o compromisso da empresa com a excelência, a inovação e a melhoria contínua para um futuro promissor para este sector.

A Conferência Internacional do 45º aniversário da EMPROFAC, foi um momento de discussão e exploração de novas oportunidades e desafios fundamentais do sector farmacêutico designadamente a regulação económica e distribuição a grosso e a retalho, que contou com participação de especialista e parceiros nacionais, de Portugal, da Espanha e da Argentina.