O Secretário de Estado do Recursos Marinhos, Adalberto Vieira, efectua, terça-feira, 06 de Setembro, uma visita às primeiras embarcações requalificadas pela Frescomar com o apoio do Governo de Cabo Verde para a pesca de pequenos pelágicos (cavala nacional e melva).
As embarcações em causa fazem parte do grupo das dez barcas da “Atlantic Tuna” adquiridas inicialmente para pesca de tunídeos e que foram, neste caso, requalificadas para captura da matéria-prima que a Frescomar mais utiliza.
Estas duas embarcações vão aumentar a capacidade nacional instalada de captura de pequenos pelágicos em cerca de duas mil toneladas/anuais. Vão também, dar um profundo contributo para o suprimento total das necessidades da Frescomar no que se refere ao fornecimento da matéria-prima nacional, visto que a Frescomar também precisa da cavala europeia, que não existe nos mares de Cabo Verde.
De realçar também que o Governo apoiou financeiramente em 31.000 contos a requalificação de outras duas embarcações que serão exploradas pela própria “Atlantic Tuna”.
Estas e outras medidas enquadram-se no eixo referente ao incremento sustentável da captura, esmiuçada a partir do referencial estratégico para o sector das pescas.