Notícias

Secretário de Estado Adjunto da Saúde recebe equipa médica Portuguesa de cuidados paliativos

Enquadrado no processo da certificação do país livre do paludismo e no âmbito da implementação das atividades do Programa financiado pela OMS, o PNLP, em concertação com a RNL, e demais parceiros, realizaram mais um atelier de formação subordinado ao tema “Reforçar as capacidades dos técnicos de laboratórios de serviços públicos e privados na implementação de PoPs no diagnóstico do paludismo, controlo de qualidade, supervisão e apoio técnico”.

No âmbito da sua estadia em Cabo Verde de 23 a 26 de janeiro, para a realização da formação dos profissionais de saúde em cuidados paliativos, o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, e representantes da equipa médica portuguesa de formadores em gerontologia e cuidados paliativos reuniram-se segunda-feira, num encontro teve como principal objetivo discutir as possíveis áreas de colaboração.

Para a equipa de Portugal, através do seu coordenador, o médico e formador, Hugo Ribeiro, é possível desenvolver um protocolo de colaboração entre os dois países, no sentido de melhorar ainda mais a questão da formação técnica e espacializada dos médicos Cabo-verdianos nas áreas de gerontologia, medicina da dor e cuidados paliativos, bem como a promoção de intercâmbios científicos entre as comunidades académicas e as universidades.

Neste mesmo sentido, Evandro Monteiro considerou muito profícua esta proposta de formalização da parceria em prol do desenvolvimento dos cuidados paliativos nos diferentes hospitais centrais e regionais do país.

Por isso, vê com bons olhos esta perspetiva de continuidade dos trabalhos, pois segundo avançou, só poderá trazer ganhos através de capacitação dos quadros e implementação de programas importantes, tendo em conta as tendências epidemiológicas. Considera que o país vai, com certeza, precisar de estruturas e equipas bem preparadas e credenciadas para implementar as respostas necessárias.

Já a coordenadora e ponto focal dos cuidados paliativos dentro da Direção Nacional da Saúde, Valéria Semedo, as palavras são de agradecimento a esta equipa que respondeu prontamente a solicitação do país em colaborar nas áreas de formação e, por isso, vai se continuar a trabalhar em sinergias, no sentido de, não só ter equipas com formação certificadas em Cabo Verde, mas também ter estruturas fortes de cuidados paliativos.

Durante o encontro também se falou sobre a questão de organização de programas de doutoramentos de médicos nacionais em Portugal nas áreas de cuidados paliativas e de pós-graduação em medicinada dor.

De recordar que este grupo de profissionais portuguese composta de médicos, enfermeiros e assistentes socias se encontram em Cabo Verde, a convite da Direção Nacional de Saúde através do Ponto Focal para os cuidados paliativos, para ministrarem uma formação certificada a mais de 60 profissionais de saúde sobre os cuidados paliativos.