O Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, presidiu ontem, 09 de outubro, o workshop sobre o papel da atenção primária na promoção do acesso à saúde mental. O evento ocorreu no âmbito das atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, sob o lema “A saúde mental é um direito humano universal”. Foi realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Durante sua intervenção, o Secretário de Estado destacou a importância da saúde mental como um pilar essencial de qualquer sistema de saúde. Enfatizando que é “fundamental adotar medidas promocionais que garantam o acesso de todos à saúde mental”, com foco na centralidade da pessoa humana, de maneira inclusiva, participativa e com responsabilidade compartilhada de todas as partes envolvidas. “Se trata de promover a saúde mental, não apenas tratar doenças mentais, e de assegurar que todos os indivíduos tenham o direito a uma vida com dignidade, equidade, igualdade e respeito” frisou.
O Secretário de Estado enfatizou a necessidade de um tratamento abrangente, considerando não apenas a doença, mas também o bem-estar global da pessoa. Isso inclui compreender seus sentimentos, perspetivas, impacto na vida diária, expectativas futuras e contexto socioeconômico e familiar, que influenciam na recuperação.
Evandro Monteiro ressaltou, ainda, a necessidade de incorporar questões relacionadas à saúde mental nas políticas públicas, garantindo cuidados contínuos e acessíveis como um direito constitucional em estados democráticos como Cabo Verde.
O workshop realizado sob o tema “O Papel da Atenção Primária na Promoção do Acesso à Saúde Mental” reuniu profissionais de saúde, especialistas e representantes da comunidade para discutir estratégias para abordar os desafios que Cabo Verde enfrenta em relação à saúde mental. Entre os desafios mencionados estão o abandono do tratamento, a descompensação e agudização clínica, o aumento do consumo de substâncias tóxicas, problemas sociais, desintegração familiar e questões de violência e estigma.
O governante destacou a importância da colaboração entre profissionais de saúde e famílias para entender a situação das famílias afetadas, desenvolver estratégias de apoio e promover a reintegração social e comunitária como parte fundamental da recuperação. Ele enfatizou a relevância da confiança, autoestima e independência do paciente.
Em relação a Cabo Verde, um país em desenvolvimento, enfrentando desafios específicos de saúde mental, como altas taxas de suicídio semanal e crescente uso de substâncias tóxicas por diferentes grupos sociais, o Secretário de Estado sublinhou a necessidade contínua de investir em abordagens eficazes para garantir equidade e acesso universal, mesmo diante dos desafios sociais e econômicos enfrentados pelo país.
O evento contou com a parceria do INSP e da OMS, além da participação de conferencistas, oradores e outros profissionais comprometidos com a promoção da saúde mental em Cabo Verde. Por finda, Evandro Monteiro parabenizou a organização e pertinência do evento, reafirmando o compromisso com essa causa vital.