Um encontro de trabalho com uma delegação cabo-verdiana chefiada pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Jorge Borges, teve lugar no Palácio das Comunidades pelas 13H30 horas de hoje, 4 de Junho, onde foram abordados a preparação da reunião de Alto nível, bem como outros aspectos das relações bilaterais entre os dois países.
Recorda-se que a Espanha acaba de aprovar o seu Plano Africa para o período 2009 – 2012 no qual acorda uma prioridade estratégica e política ao continente africano.
A cooperação entre Espanha e Cabo Verde tem-se concentrado nas áreas da Cultura, Educação/Formação Profissional, Segurança, Pesca, Agricultura, Meio Ambiente, as relações económicas e empresariais privadas e a descentralização, em particular no que se refere às relações especiais com Canárias e Galiza.
O Programa de Cooperação em curso, assinado em Março de 2007, para o triénio 2007-2009, está orçado em 27 milhões de euros e compreende ainda um envelope financeiro no valor global de 53 milhões de euros, sendo 50 milhões empréstimos concessionais para projectos no quadro do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento e 3 milhões donativo para estudos de viabilidade.
De realçar ainda que o Reino da Espanha é membro activo do Grupo de Apoio à Transição criado no quadro da Graduação de Cabo Verde da Lista dos PMA e tem colaborado com o nosso país no âmbito da Parceria Especial e da Parceria para a Mobilidade com a União Europeia.